Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ANZR5C
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A administração a partir de uma práxis política: a história do festival Latino Americano de la classe obreira e do cinema novo Latino Americano
Autor(es): Dimitri Augusto da Cunha Toledo
primer Tutor: Alexandre de Padua Carrieri
primer Co-tutor: Amon Narciso de Barros
primer miembro del tribunal : Deise Luiza da Silva Ferraz
Segundo miembro del tribunal: Rafael Diogo Pereira
Tercer miembro del tribunal: Amon Narciso de Barros
Cuarto miembro del tribunal: Fernanda Tarabal Lopes
Quinto miembro del tribunal: Francis Kanashiro Meneghetti
Resumen: Esta tese materializa no contexto de desenvolvimento do movimento cinemanovista latino-americano e de sua proposta de ressignificação do cinema, como um cinema engajado e militante. Especialmente, busca-se o resgate da história do Festival Latinoamericano de la Classe Obrera (Felco), no intuito de se compreender como se dá a organização e a gestão do festival. Essa compreensão foi importante, uma vez que, por meio dessa experiência pode-se (re) pensar a própria estética e a linguagem da Administração, servindo até mesmo para a construção de outros caminhos para o campo dos estudos organizacionais. Um desses caminhos pode ser a administração como uma prática política. Esta tese propóe uma reflexão histórica, baseada no felco, em sua edição no Brasil, partindo da compreensão da história como elemento de análise. Utilizou-se a história oral como instrumento metodológico, que muito contribuiu para o enriquecimento de uma interpretação dialética da história. A história do Felco se revelou como importante elemnto, pois o festival se tornou, em alguma medida, referência para outras práticas militantes de cinema que não tinham como foco um perspectiva de mercado acerca do cinema, mas uma concepção ideológica e política de organização, de distribuição e de exibição. Esperamos que essa tese tenha apresentado as vozes provenientes de uma experiência de organização não hegemônica, que foi o Felco. Neste sentido, contribuiu, também para a aproximação entre o campo do cinema e da administração, mais particularmente no campo dos estudos organizacionais, em um período do cinema marcadamente estabelecido por outra estética (a estética da fome), que se propôs a pensar sua linguagem para além dos moldes do mercado, colocando à luz pessoas que, muitas vezes são esquecidas pelas histórias oficiais. Neste intento, a partir de outro olhar, procurou-se ampliar o entendimento acerca da administração política, sobretudo a partir da elaboração do grupo da UFBA. Para isso, partiu-se da compreensão da política ancorada em seu caráter histórico, demonstrando, por meio de categorias que vão da aparência à essência, do singular ao universal, do abstrato ao concreto, e vice-versa. Deste modo, a administração política deve se estabelecer a partir da "relação dialética" que pode ter outras formas históricas. Entende-se, portanto, que a administração política está entre a produção material e a reprodução da vida humana . Até porque é inexorável que o pesquisador vincule sua identidade ideológica ao trabalho. Outra contribuição deste trabalho é a opção pela história oral. Notadamente, a história oral vem ganhando terreno nos estudos organizacionais e a ampliação desse uso possibilita ecoar vozes que eram silenciadas pelas histórias oficiais, ou melhor, contadas pela classe dominante.
Abstract: This thesis materializes in the development context of the Latin American cinemanovista movement and of its proposal of resignification of the cinema, like an engaged and militant cinema. In particular, we seek the rescue of the history of the Festival Latinoamericano de la Obrera (Felco), in order to understand how the organization and the management of the festival take place. This understanding was important, since through this experience one can (re) think the aesthetics and the language of the Administration, even serving to construct other paths for the field of organizational studies. One such path may be administration as a political practice. This thesis proposes a historical reflection, based on the felco, in its edition in Brazil, starting from the understanding of history as element of analysis. Oral history was used as a methodological instrument, which greatly contributed to the enrichment of a dialectical interpretation of history. Felco's story proved to be an important element, since the festival became, to some extent, a reference to other militant cinema practices that did not focus on a market perspective on cinema, but an ideological and political conception of organization, Distribution and display. We hope that this thesis has presented the voices coming from an experience of non-hegemonic organization, which was Felco. In this sense, it also contributed to the approximation between the field of cinema and More particularly in the field of organizational studies, in a period of cinema markedly established by another aesthetic (the aesthetics of hunger), which proposed to think its language beyond the mold of the market, bringing to light people who are often Forgotten by official stories. In this attempt, from another look, it was tried to broaden the understanding about the political administration, mainly from the elaboration of the UFBA group. In order to do so, we proceeded from the understanding of politics anchored in its historical character, showing, through categories ranging from appearance to essence, from the singular to the universal, from the abstract to the concrete, and vice versa. In this way, the political administration must establish itself from the "dialectical relation" that can have other historical forms. It is understood, therefore, that the political administration is between the material production and the reproduction of the human life. Even because it is inexorable for the researcher to link his ideological identity to work. Another contribution of this work is the option for oral history. Notably, oral history has been gaining ground in organizational studies and the expansion of this use makes it possible to echo voices that were silenced by official stories, or rather, told by the ruling class.
Asunto: Cinema América Latina Administração
História oral
Cinema novo
Cultura organizacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ANZR5C
Fecha del documento: 15-dic-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dimitri_augusto.pdf24.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.