Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APCPUR
Type: Tese de Doutorado
Title: Práticas de leitura literária digital entre leitores jovens
Authors: Monica Daisy Vieira Araujo
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Abstract: O objeto de estudo desta pesquisa é compreender as práticas de leitura de literatura digital de leitores jovens de 15 a 17 anos, oriundos de estratos socioeconômicos diferenciados, identificando as formas de ler, analisando as relações existentes entre as leituras de literatura digital e impressa nessas práticas, assim como o papel das instâncias e dos mediadores na construção de práticas de leitura de literatura digital pelos sujeitos. O aporte teórico da pesquisa teve carátermultidisciplinar, baseando-se em estudos sobre a história do livro e da leitura, sobre a literatura juvenil e a sociologia da leitura e, especialmente, em trabalhos que discutem a multimodalidade e os gêneros digitais literários na sociedade contemporânea. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa e qualitativa. Foi aplicado um questionário a 342 jovens de uma escola pública e de uma escolaparticular. Em seguida, foram selecionados 68 leitores jovens, por meio de categorias referentes às práticas de leitura, e aplicado um questionário semiaberto. Por fim, seis leitores jovens foram selecionados e suas práticas de leitura literária digital foram acompanhadas, por meio de entrevistas semiestruturadas, ao longo desete meses. Na tese, é traçado um perfil desses seis leitores jovens e são levantados dados sobre os gêneros literários mais lidos por eles. Os resultados mostram que a relação e a concomitância entre a leitura em suporte digital e impresso é explicada por vários aspectos que não se referem ao tipo de texto e nem aos gêneros digitais e digitalizados. Essas relações foram evidenciadas nas situações/espaços em que se lê em um ou em outro suporte, nas propriedades físicas dos objetos, na relação entre o corpo e o suporte, nos modos de acesso aos textos e às redes de sociabilidade literária na Internet que mesclam divulgação doimpresso e do digital e, especialmente, na relação simbólica que os leitores jovens estabelecem com a literatura impressa e aquela divulgada ou produzida em meios digitais. Em vários casos, os leitores jovens demonstram uma conexão com a obra que extrapola seu formato. Nossa tese é a de que a oscilação entre as práticas deleitura literária no suporte digital e impresso, pelo leitor jovem, dependerá do tipo de acesso à obra desejada, se por empréstimo, gratuidade pela internet e por aquisição e não pela sua preferência por um suporte ou outro.
Abstract: practice of young readers aging from 15 to 17 years with different socioeconomic backgrounds, identify their ways of reading, analyze the relations that permeate both electronic and printed literature in those practices, as well as the role of mediators and representative bodies in the promotion of digital reading practice among the subjects. The theoretical basis of the research had a multidisciplinary nature, basedupon studies about the history of books and reading; about adolescent literature; sociology of reading; and specially upon works that discuss the multimodality and the digital literary genders in contemporary society. The investigation adopted a perspective both qualitative and quantitative. A questionnaire was applied to 342 youth of a public school and a private school. Next 68 young readers were selected by categories concerning reading practices and answered a semi-open questionnaire. Hereupon six young readers were selected and their practice of digital literature reading were closely observed via semi-structured interviews during seven months. This thesis outlines the profile of these six young readers e collects data about the literary genres they read the most. The results show that the relation and the concomitancy between electronic and printed reading can be explained in terms of several aspects that do not refer to the type of the text neither to digital or digitalized genres. These relations were highlighted in situations/spaces where one reads with both types of support, in the physical properties of the objects, in therelation between the body and the support, in the access modes to the texts and in literary social networks on the Internet that intermix the promotion of digital and printed works, and especially in the symbolic relation that those adolescents stablish with printed and electronic media. In several cases, the young readers manifest a connection with the book that extends beyond its format. Our thesis is that thefluctuation of reading practice among printed, digital and digitalized literature by the young reader will depend upon the form of acess to the work, being it via lending, free acquisition from the internet or buying, and not on his\her preference by one type of media or the other.
Subject: Leitura Métodos de ensino
Leitura
Educação
Leitura Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Livros e leitura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APCPUR
Issue Date: 9-Dec-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
praticas_de_leitura_literaria_digital_entre_leitores_jovens_.pdf10.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.