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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Do refugo à obra: estudo dos métodos construtivos utilizados pelo artista Arthur Bispo do Rosário como ferramenta de preservação
Authors: Vanessa Magalhães Pinto
First Advisor: Magali Melleu Sehn
First Referee: Maria Regina Emery Quites
Second Referee: Luiz Antonio Cruz Souza
Abstract: Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre procedimentos utilizados por Arthur Bispo do Rosário para a elaboração e construção de seus trabalhos plásticos a fim de que esse estudo possa ser aplicado na preservação do acervo. A pesquisa ilustra os métodos construtivos pelo artista, com a identificação de alguns de seus modos operativos. Ajustificativa desse estudo se pauta nas suscetibilidades à dissociação e à perda dos componentes estruturais e dos objetos que compõem os trabalhos plásticos do artista, justificando-se também devido aos riscos de diferentes interpretações de interferências que possam vir a ocorrer em procedimentos necessários à preservação do acervo. As vulnerabilidades que o conjunto de obras de Arthur Bispo do Rosário apresentam são pontencializadas pela precariedade dos materiais e das técnicas que compõem as obras e também pela complexidade do modo como esses materiais foram organizados pelo artista em suas composições. A metodologia aplicada para a realização deste trabalho partiu de um levantamento bibliográfico e documental e a respeito do histórico do artista e de sua produção buscando contextualizar as circustâncias em que as obras foram construidas, seguida de uma pesquisa in loco, a qual consistiu em análises descritivas e documentação fotográfica. Além do registro que se produz ao fotografar, analisar, pesquisar, comparar e discursar a respeito dos métodos de construção utilizados pelo artista, a pesquisa se torna uma importante ferramenta para a preservação por apresentar informações que podem elucidar alguns aspectos a serem considerados especialmente nas práticas de conservação-restauração do acervo.
Abstract: This essay presents a research on the procedures used by Arthur Bispo do Rosário for the elaboration and creation of his visual works and in order that this study can be applied in the collection preservation. The research illustrates the constructive methods developed by the artist, with the identification of some of his operative manners. The justification for this study is based on the susceptibilities regarding the dessociation and loss of structural components as well as objects that make up his visual works, also justified by the risks of different interpretations and interferences that may occur in procedures required for the collection preservation. The vulnerabilities regarding the works of Arthur Bispo do Rosário present are potencialized by the precariousness of the materials and techniques that compose part of his craft as well as the complexity of the way these materials were handled by the artist himself. The methodology applied for the accomplishment of his work was based on bibliographical and documentary survey about the artist's history and his production, seeking to contextualize the circumstnces in which the works were constructed, followed by an in loco research, wihch consisted of descriptive analyzes and photographic documentation. Besides the record that is produced when photographic, analyzing, searching, comparing and speaking about the construction methods used by the artist, the research becomes an important tool for preservation by presenting information that can elucidate some aspects to be considered especially for the collection's conservation-restoration practices.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDPN2
Issue Date: 17-Feb-2017
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