Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDR6N
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião
Autor(es): Rosana Matos da Silva
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Moura
Primeiro membro da banca : Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda
Segundo membro da banca: Rubens Alves da Silva
Terceiro membro da banca: Fabricio Jose Nascimento da Silveira
Resumo: Nos últimos anos, a compreensão que os Sistemas de Organização do Conhecimento constituem-se em instrumentos técnicos neutros do ponto de vista de sua principal função - representar a informação, tem sido alvo de questionamentos e revisões críticas. A presentepesquisa teve por objetivo compreender a composição da concepção de formação discursiva na área de Ciências da Religião em interface com as dimensões sócio históricas e seus desdobramentos, impactos e implicações em sistemas de representação do conhecimento àluz do conceito formação discursiva de Foucault (2012). Para tanto, tomou-se como objeto empírico a classe Religião na Classificação Decimal de Dewey (CDD) e na Classificação Decimal Universal (CDU). Visando operacionalizar tal abordagem, foram delimitadas categorias de análise dos enunciados no campo do discurso religioso a fim de observar as relações de que são suscetíveis, reconhecendo os processos de representação da informação que podem agenciar procedimentos que controlam tanto a ordem de aparecimento dosdiscursos, como o seu esmaecimento. Deste modo, em um primeiro momento, analisou-se o arranjo classificatório da classe de Religião verificando a trajetória discursiva de determinadas formulações e caracterizando-as de acordo com as suas diferentes significações no âmbito dos seus sucessivos discursos. Em um segundo momento, a análise das narrativas dos sujeitos de pesquisa (Babalorixá, Cientista da Religião, Espírita, Evangélico e Padre) composta por categorias temáticas, pautadas nos extratos das falas dos entrevistados foramtrianguladas em categorias do discurso balizadas pelo referencial teórico adotado. O esforço analítico das relações entre os arranjos biblioteconômicos e as formas como os sujeitos percebem a representação do conhecimento permitiu constatar que o instrumentoclassificatório, por vezes, reflete e dialoga pouco com as transformações socioculturais em curso e pode provocar equívocos irreparáveis nos processos de circulação e recuperação da informação.
Abstract: In recent years, an understanding that Knowledge Organization Systems constitute technical instruments that are neutral from the point of view of its main function - representing information, has been the subject of critical questions and reviews. The present research had as objectivethe conception of discursive formation in the sciences of the religion area in interface with social-historical dimensions and their unfoldings, impacts and implications in systems of representation of the knowledge in light of the concept discursive formation of Foucault (2012). For this purpose, the Dewey Decimal Classification (CDD) and the Universal Decimal Classification (CDU) class was used as the empirical object. In order to operationalize such an approach, categories of analysis of the statements in the field of religious discourse have been delimited in order to observe as relations of which they are susceptible, recognizing the processes of information representation that can assert what controls both an order of appearance of the discourses, Its fading. In this way, in a first moment, to analyze the classificatory arrangement of the class of Religion verifying the discursive trajectory of formulations and to characterize it as according to its different significations in the context ofits successive discourses. Secondly, an analysis of the narratives of research subjects (Babalorixá, Scientist of Religion, Spiritist, Evangelical and Priest) composed of thematic categories, based on the extracts of the faults of the interviewees, were triangulated in categories of discourse marked by the theoretical reference adopted. The analytical effort of the relations between the library arrangements and the ways in which the subjects perceive the representation of knowledge allowed us to verify that the classificatory instrument sometimes reflects and dialogues little with how socio-cultural transformations are underway and can provoke irreparable misunderstandings in the processes of circulation Recover the information.
Assunto: Religião Classificação
Classificação Decimal de Dewey
Ciência da informação
Organização da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDR6N
Data do documento: 20-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertac_ao__rosana__final.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.