Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFML5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
Authors: Karen Cristine Veloso Martins
First Advisor: Fernando Antonio Mencarelli
First Referee: Ricardo Carlos Gomes
Second Referee: Cassiano Sydow Quilici
Abstract: O debate acerca do que se define como dança clássica indiana é o tema desta pesquisa. A proposta da pesquisa consiste em expor tal debate em seus vários aspectos e desdobramentos. Para tanto, foi utilizada a revisão bibliográfica junto à análise da experiência pessoal como dançarina de bharatanyam um dos estilos de dança clássica indiana -, como espectadora treinada também no campo teórico desta arte, bem como da experiência como aprendiz de bharatanyam no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos e como professora no Brasil. Tais experiências e o confronto da teoria da arte indiana com sua prática levantaram questões a respeito da existência de elementos fundamentais e fixos que definem a dança clássica indiana ou nya, em contraposição com elementos flexíveis, que se transformam segundo a época, o local onde a dança é praticada e as circunstâncias em que ela se dá. O desenrolar da pesquisa mostrou a complexidade do assunto que vai além da simples afirmação de que as danças clássicas da Índia têm origem na escritura chamada nya stra. Tal complexidade se revela: 1) na constatação de que as danças consideradas folclóricas ou não-clássicas também têm sua origem em tal escritura, de modo que este parâmetro não pode ser tomado como absoluto ou único; 2) que, aparentemente, pontos essenciais da escritura não são encontrados na dança; 3) que a tradição é viva e, portanto, mutável, enquanto que a escritura está congelada no tempo muito embora o olhar de quem a lê sempre possa proporcionar novas análises; 4) que os próprios praticantes e pesquisadores discordam em vários pontos relativos à definição da dança clássica na Índia. Com a crescente globalização e relações interculturais aliadas à sede pela novidade e às mudanças cada vez mais rápidas no mundo, muitos dançarinos e estudiosos acreditam ser necessário estabelecer limites e parâmetros da dança clássica indiana sem, porém, engessá-la, na tentativa de facilitar sua sobrevivência no contexto atual e no futuro, especialmente quando se alega que muito dela já parece ter sido perdido no passado. Assim, a pesquisa busca colaborar com uma reflexão acerca dos fundamentos que poderiam ser mantidos para que a dança não se descaracterize nem se perca, mas que permitam a flexibilidade necessária para que ela se mantenha viva e relevante.
Abstract: The debate around what is defined as the Indian classical dance is the theme of this research. The proposal of this research is to expose that debate in its many aspects and developments. For that matter, the literature review was used along with the personal experience as a bharatanyam dancer a style of Indian classical dance -, as a trained spectator in the theoretical studies of that art, as well as the experience as an apprentice of bharatanyam in Brazil, Índia, and United States, and as a teacher in Brazil. Such experiences, and the confrontation between the Indian art theory and its practice, raised the issues regarding the existence of fundamental and fixed elements that define the Indian classical dance, nya, in contrast with those which are flexible, and go through transformations according to time, to the place where the dance is practiced, and to the circumstances in which it is executed. The development of the research has shown the complexity of the subject, which goes beyond the simple assertion that the classical dances of India has its origins in the scripture called nya stra. Such complexity is revealed in the following facts: 1) folk dances or non-classical dances also find their origin in that scripture, so this cannot be considered an absolut or the only parameter; 2) apparently, some essential points found in the scripture are not found in the dance; 3) the tradition is a living element, and therefore, it is changeable, while the writing is frozen in time even though de readers view might provide new analysis ; 4) the practitioners themselves, and the researchers, disagree on several points concerning the definition of the classical dance in India. With the increasing globalization and intercultural relations, along with the thirst for novelty and the increasingly rapid changes in the world, many dancers and researchers believe that it is necessary to establish the limits and the parameters of the Indian classical dance, without immobilizing it, however, in an attempt to facilitate its survival within the current context and in the future, especially when some state that much of it seems to have been already lost in the past. Thus, the research seeks to cooperate providing a reflection regarding the fundamentals that could be maintained, so that the dance will not descaracterize nor will perish, but which will also give room for the flexibility needed so that it can remain alive and relevant.
Subject: Dança Índia
Arte indiana
Danca classica India
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFML5
Issue Date: 16-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karen_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.