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dc.contributor.advisor1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee1Joana Ziller de Araujo Josephsonpt_BR
dc.contributor.referee2Jalver Machado Bethonicopt_BR
dc.creatorCristina Horta de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:09:04Z-
dc.date.available2019-08-10T19:09:04Z-
dc.date.issued2017-03-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFN8D-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how the concept of cultural memory is set in the universe of electronic games. For this, we chose to discuss post-apocalyptic contexts, a theme commonly found in various productions regarding games and cinema. Based on this theme, we analyzed the game The Last of Us, released in 2013 originally for the console PlayStation 3. Based on the discussion of myths about the end of the world in some moments of history, a mapping of the unfolding of the post-apocalyptic urban imaginary representation is developed with the focus on Western societies, including cultural production about the subject. We also address some forms of memory manifestation that help us think about the concept of cultural memory. With this investigation, we try to verify which elements of the post-apocalyptic universe appear in the electronic game, how the question of the end of the world myth is worked on in this medium and how it helps in the construction of a cultural memory associated with a post-apocalyptic scenario.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo procura investigar como o conceito de memória cultural se configura no universo dos jogos eletrônicos. Para tanto, escolhemos discutir os contextos pós-apocalípticos, tema comumente presente em várias produções no campo dos jogos e do cinema. Com base nessa temática, analisamos o jogo The Last of Us, lançado em 2013 originalmente para o console PlayStation 3. Baseando-se na discussão dos mitos sobre o fim do mundo em alguns momentos da história, realiza-se um mapeamento dos desdobramentos da representação do imaginário urbano pós-apocalíptico com foco nas sociedades ocidentais, compreendendo a produção cultural acerca do tema. Também abordamos algumas formas de manifestação da memória que auxiliam a pensar o conceito de memória cultural. Com essa investigação, procuramos verificar quais elementos do universo pós-apocalíptico aparecem no jogo eletrônico, como a questão do mito do fim do mundo é trabalhada nesse suporte e como ele auxilia na construção de uma memória cultural associada a um cenário pós-apocalípticopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectThe Last of Uspt_BR
dc.subjectMemória culturalpt_BR
dc.subject.otherVideo gamespt_BR
dc.subject.otherMito no cinemapt_BR
dc.subject.otherJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherMemória coletivapt_BR
dc.subject.otherFim do mundopt_BR
dc.titleJogos eletrônicos e as memórias do fim do mundo: reflexões sobre The Last of Uspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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