Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APGMF7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Aspectos morfológicos e histoquímicos das glândulas submucosas duodenais (de Brunner) em pacientes normais, com úlcera cloridro-péptica duodenal e carcinoma gâstrico
Autor(es): José Maria Porcaro Salles
Primeiro Orientador: Alcino Lazaro da Silva
Primeiro membro da banca : Joaquim Romeu Cancado
Resumo: A primeira citação a respeito da Glândulas de Brunner (G.B) foi feita por Wepfer, em 1679, em necrópsia de adulto feminino, quando observou que estas glândulas, maceradas em água, forneciam grande quantidade de muco até 8(oito) dias após a morte do paciente (9,30,46,47,48). Em 1688, Brunner publicou seu primeiro trabalho sobre estas glândulas, observando-as no homem, cavalo, boi, carneiro, castor e cão, e denominado-as glândulas duodenais ou pâncreas secundário(7). Milddeldorf(69), em 1846, observou que estas glândulas são encontradas somente nos mamíferos, e que são mais abundantes nos herbívoros do que nos carnívoros. Observou também que a sua secreção difere da do suco pancreático, e sugeriu o nome de Glândula de Brunner (G.B.). O uso consagrou, mas apesar disto, o termo glândulas duodenais ainda é empregado, tendo a desvantagem de poder ser interpretado como significando todas as outras glândulas contidas no duodeno.
Assunto: Úlcera péptica
Duodeno Úlceras
Gastroenterologia
Úlcera duodenal
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APGMF7
Data do documento: 12-Mar-1977
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jose_maria_porcaro.pdf10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.