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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise da influência da pressão de injeção, contrapressão ambiente e tipo de combustível nos parâmetros da atomização de um injetor de injeção direta de combustível high-pressure swirl
Authors: Carlos Alberto Gomes Junior
First Advisor: Rudolf Huebner
Abstract: Os fenômenos físicos que ocorrem nos sprays formados por injetores de combustível empregados em motores de combustão interna, têm sido amplamente estudados por pesquisadores de todo o mundo. O interesse em estudar tais fenômenos vem da necessidade de se reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, melhorar a eficiência de combustão do motor e analisar o comportamento dos diferentes combustíveis que estão sendo inseridos no mercado. No presente trabalho, foram realizados experimentos com o objetivo de analisar a influência da pressão de injeção, contrapressão ambiente e o tipo de fluido de teste nos parâmetros de atomização (macroscópicos e microscópicos) do spray de injeção direta high-pressure swirl. Como fluidos de teste foram utilizados: água, etanol anidro (EA), etanol combustível (E100), gasolina (E0), gasolina (E22), Exxsol D40 e Exxsol D60. Um aparato experimental composto por dois cilindros de nitrogênio, um sistema de controle de injeção (Motec-M84 juntamente com um driver de injeção peak and hold), um reservatório de combustível como vazo de pressão e uma câmera de alta velocidade (CCD) e LEDs para iluminação. As características macroscópicas (ângulo de cone e penetração) do spray foram determinadas, utilizando filmagens a 8000 quadros por segundo, e aplicou-se técnica shadowgraphy com auxílio do MatLab para tratamento das imagens e as microscópicas foram medidas com o PDA (Phase Doppler Anemometry), para determinar a velocidade média das gotas, diâmetro das gotas e os diâmetros médios característicos, com ênfase no Diâmetro Médio e Diâmetro Médio de Sauter (SMD) do spray de Exxsol D40 com as pressões de injeção de 80, 100 e 120 bar. Os resultados mostraram um comportamento análogo entre os combustíveis e o Exxsol D40, para as características macroscópicas e as microscópicas mostram que a qualidade da atomização melhora com o aumento da pressão de injeção, ou seja, menores diâmetros e maiores velocidades das gotas.
Abstract: The physical phenomena that occur in the spray formed by the fuel injectors used in internal combustion engines have been widely studied by researchers worldwide. The interest in studying these phenomena arises from the need to reduce fuel consumption and pollutant emissions, to increase the engine combustion efficiency and analyze the behavior of different of fuel being placed on the market. In the present work, experiments were carried out to analyze the influence of injection pressure, ambient backpressure and test fluid type on the atomization parameters (macroscopic and microscopic) of the high-pressure swirl injectors spray. As test fluids were used: water, anhydrous ethanol (EA), ethanol fuel (E100), gasoline (E0), gasoline (E22), Exxsol D40 and Exxsol D60. An experimental device consisting of two nitrogen cylinders, an injection system control (Motec-M84 along with a peak and hold injection driver), a fuel tank as pressure vessel and a high-speed camera (CCD) and LEDs for back-light illumination. The macroscopic characteristics (cone angle and penetration) of the spray were determined using footage at 8000 frames per second, And a shadowgraph technique was applied with the aid of MatLab for the treatment of the images and the microscopic ones were measured with the PDA (Phase Doppler Anemometry), to determine mean droplet velocity, droplet diameter and characteristic mean diameters, with emphasis on the Mean Diameter and Sauter Mean Diameter (SMD) of the Exxsol D40 spray with the injection pressures of 80, 100 and 120 bar. The results showed a similar behavior between the fuels and the Exxsol D40, for the macroscopic and for microscopic characteristics show that the quality of the atomization improves with the increase of the injection pressure, that is, smaller droplet diameters and higher droplet velocities.
Subject: Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APKQ3F
Issue Date: 7-Mar-2017
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