Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTJRZ
Type: Monografias de Especialização
Title: Os caminhos do lixo: estudo sobre a trajetória dos resíduos sólidos realizado com estudantes do 6ºano do ensino fundamental II
Authors: Clarice de Souza Bruno Soares
First Advisor: Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
Abstract: O ser humano é reflexo do meio social ao qual está inserido. Isso significa que ele adquire hábitos e costumes baseados nos exemplos que o cerca. É uma espécie de relação em que cada pessoa interage sobre o meio em que vive. Partindo desse princípio, essa pesquisa busca ampliar a compreensão dos estudantes na importância de criar hábitos sustentáveis para serem aplicados no ambiente em que vivem e com isso minimizar a quantidade de lixo gerada em sala de aula e, por consequência, em seu convivo social, criando neles hábitos sustentáveis dentro e fora da escola e com isso transformá-los em pessoas conscientes e propagadores dessa missão. Dessa forma, teremos pessoas conscientes de sua responsabilidade na preservação e conservação do meio em que está inserida. Essa pesquisa foi realizada com uma turma de 26 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, com dados levantados através de um questionário contendo onze perguntas sobre os hábitos e costumes dos estudantes, dentro e fora do ambiente escolar. Também foram utilizados vídeos educativos e debate entre os estudantes. Após os trabalhos, conclui-se que a mudança de hábito depende de um trabalho contínuo de conscientização ambiental
Subject: a Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Educação Ambiental
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTJRZ
Issue Date: 2-Jul-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_clarice_2017.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.