Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Ricardo Pintopt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Andrey Maiapt_BR
dc.contributor.referee2Samuel Vieira Conceicaopt_BR
dc.contributor.referee3Lasara Fabricia Rodriguespt_BR
dc.creatorIngrid Machado Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:35:27Z-
dc.date.available2019-08-12T10:35:27Z-
dc.date.issued2017-03-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN-
dc.description.abstractVarious productive activities, such as mining and the agricultural industry, have a large part of their production destined for international trade. In this way, it is necessary to dispose of its products over long distances, from its point of production to the point of consumption. For this, it is generally used intermodal transport, which includes the modalities of road, rail and waterway. In this system, the efficient use of logistical resources is of paramount importance for reducing costs and raising the level of service provided. This work aims to propose an optimization methodology through simulation for the design of part of the infrastructure of an intermodal logistics system for the transportation of commodities, aiming at minimizing logistics costs and, consequently, maximizing the use of resources. It seeks to optimize logistics costs related to the design of warehouses and train compositions. The optimization step was performed using two distinct tools: an optimizer available in commercial simulation package and a heuristic developedspecifically for this type of problem. These tools were analyzed, aiming to verify an adequacy to the same solution of the problem under study. Finally, a sensitivity analysis was carried out in order to obtain some important considerations about the logistic system studied.pt_BR
dc.description.resumoDiversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectSistema logísticopt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectCommoditiespt_BR
dc.subjectIntermodalidadept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectOtimização via simulaçãopt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subject.otherPortospt_BR
dc.subject.otherLogísticapt_BR
dc.subject.otherMetodologiapt_BR
dc.subject.otherFerroviaspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleMetodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommoditiespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ingrid_machado_dissertacao_final.pdf10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.