Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
Autor(es): Ingrid Machado Silveira
primer Tutor: Luiz Ricardo Pinto
primer miembro del tribunal : Carlos Andrey Maia
Segundo miembro del tribunal: Samuel Vieira Conceicao
Tercer miembro del tribunal: Lasara Fabricia Rodrigues
Resumen: Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.
Abstract: Various productive activities, such as mining and the agricultural industry, have a large part of their production destined for international trade. In this way, it is necessary to dispose of its products over long distances, from its point of production to the point of consumption. For this, it is generally used intermodal transport, which includes the modalities of road, rail and waterway. In this system, the efficient use of logistical resources is of paramount importance for reducing costs and raising the level of service provided. This work aims to propose an optimization methodology through simulation for the design of part of the infrastructure of an intermodal logistics system for the transportation of commodities, aiming at minimizing logistics costs and, consequently, maximizing the use of resources. It seeks to optimize logistics costs related to the design of warehouses and train compositions. The optimization step was performed using two distinct tools: an optimizer available in commercial simulation package and a heuristic developedspecifically for this type of problem. These tools were analyzed, aiming to verify an adequacy to the same solution of the problem under study. Finally, a sensitivity analysis was carried out in order to obtain some important considerations about the logistic system studied.
Asunto: Portos
Logística
Metodologia
Ferrovias
Engenharia de produção
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN
Fecha del documento: 24-mar-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ingrid_machado_dissertacao_final.pdf10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.