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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Impactos e impressões da qualidade vocal do professor no contexto da sala de aula
Authors: Ana Luiza Vilar Rodrigues
First Advisor: Leticia Caldas Teixeira
First Co-advisor: Adriane Mesquita de Medeiros
First Referee: Adriane Mesquita de Medeiros
Second Referee: Ana Cristina Cortes Gama
Abstract: Objetivo: Identificar os impactos da qualidade vocal do professor no contexto da sala de aula e analisar e comparar as percepções de estudantes, professores e leigos para a voz preferida e não preferida de um professor de ensino fundamental. Métodos: foram utilizados dois métodos de investigação - uma revisão da literatura e um estudo observacional de delineamento transversal. A revisão de literatura teve como pergunta da investigação: Qual o impacto da voz disfônica no contexto da sala de aula e foi realizada por meio das bases de dados MEDLINE via PubMed, Lilacs e IBECS via Portal de Pesquisa da BVS, Web of Science e em referências descritas nos estudos selecionados, utilizando os seguintes termos: distúrbios da voz, disfonia, vozdisfônica, qualidade da voz, interligadas pelo operador booleano AND àspalavras testes de linguagem, compreensão, percepção da fala e cognição. O estudo transversal analisou e comparou o julgamento da voz preferida para um professor do ensino fundamental, por 104 alunos e 40 professores de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte e por 40 leigos da mesma cidade. Os grupos de professores e leigos foram organizados de forma pareada de acordo com o sexo e idade. Como instrumento de investigação foi elaborado um banco de vozes, composto por 14 tipos de vozes e um questionário para marcação da preferência vocal e psicodinâmica das vozes. Após a aplicaçãodos questionários os dados foram analisados. Resultados: a maioria dos estudos da literatura sobre o impacto da voz na aprendizagem dos alunos é descritivo e realizado com crianças de 5 a 11 anos. Os estudos encontrados na revisão de literatura evidenciaram o impacto negativo da voz do professor com disfonia para os alunos, principalmente em ambientes ruidosos e ressaltaram a importância da velocidade de fala do professor para melhor compreensão da mensagem em sala de aula. Os resultados do estudo transversal evidenciaram que alunos, professores e leigos preferem, para um professor de ensino fundamental, vozes de qualidade neutra (95,1%), pitch grave (75%) evelocidade lenta (67,9%) e essas vozes apresentaram psicodinâmica vocal positiva em relação à agradabilidade, motivação e capacidade de despertar a atenção. As vozes menos preferidas por esta população foram as vozes de soprosidade moderada (98,4%), soprosidade intensa (97,3%), rugosidade leve (94,6%), rugosidade intensa (94,6%), rugosidade moderada (94,0%) e articulação imprecisa (94,0%), sendo que essas vozes apresentaram psicodinâmica vocal negativa em relação à agradabilidade, motivação e capacidade de despertar a atenção. Intergrupos os professores apresentaram mais preferência pela voz de pitch grave (p<0,001), enquanto leigos escolheram mais as vozes de velocidade lenta (p<0,001) e de intensidade forte (p <0,017). Os alunos formaram o grupo que menos relatou alguma preferência, por uma voz específica, em relação aos demais grupos. Conclusão: A disfonia do professor dificulta a compreensão da mensagemtransmitida para os alunos e é avaliada negativamente por eles. Os recursos prosódicos são um importante recurso didático para o professor e a velocidade de fala reduzida no docente potencializa a comunicação em sala de aula. As vozes preferidas para um professor de ensino fundamental, por alunos, professores e leigos são as vozes de qualidade neutra, velocidade lenta e pitch grave, associadas positivamente com uma psicodinâmica vocal de agradabilidade, motivação e capacidade de despertar a atenção. As vozes dequalidade vocal rugosa e soprosa ou que apresentem uma articulação imprecisa são percebidas negativamente e não despertam a atenção, motivam ou são agradáveis.
Abstract: Purposes: identify the impacts of teachers voice in classroom and analyze and compare the perception of students, teachers and lay people regarding the preferred and non-preferred voices for an elementary school teacher. Methods: two kinds of investigation were performed a literature review and an observational cross- sectional study. The literature review was guided by the following question What is the impact of dysphonic voice in the classroom? and was performed using the databases MEDLINE via PubMed, Lilacs and IBECS via VHL Research Portal, Web of Science and references described inthe selected studies. The follow terms were used: voice disorders, dysphonia, dysphonic voice, voice quality, joined by the Boolean operator AND to language tests, comprehension, speech perception and cognition. The cross-sectional study analyzed and compared the judgment of a preferred voice for an elementary school teacher, by 104 students and 40 teachers of a public school of Belo Horizonte and 40 lay people from the same city. It was created, as a tool research, a voice bank consisting of 14 types of voice and a questionnair for making vocal preference and voices psychodynamics. Results: The articlesfound in the literature review showed negative impact of teachers dysphonic voice in the classroom, especially in noisy environments and the importance of slow speech rate for better understanding of the message in classroom. The results of the cross-sectional study showed that students, teachers and lay people prefer for an elementary school teacher neutral quality voices (95.1%), bass pitch (75%) and low speed rate (67.9%) and those voices presented positive vocal psychodynamic, regarding pleasantness, motivation and ability to attract attention. The least favorite voices for this population were the voices of moderate breathy (98.4%), intense breathy (97.3%), slight roughness (94.6%),intense roughness (94.6%), moderate roughness (94.0%) and imprecisearticulation (94.0%) and those voices were negatively availed in relation to vocal psychodynamic regarding pleasantness, motivation and ability to attract attention. Conclusion: The teacher dysphonia difficults the understanding the message by the students and is valued by them negatively. The slow speech rate of teaching enhances the communication in the classroom. The preferred voices for a teacher of elementary school by students, teachers and lay people are the voices of neutral quality, slow speed rate and bass pitch that associatedpositively with a vocal psychodynamic of pleasantness, motivation and ability to attract attention. The voices of rough and breathy vocal quality or that have an inaccurate articulation are perceived negatively and do not arouse attention, motivate or are nice
Subject: Voz
Ensino fundamental e médio
Fonoaudiologia
Docentes
Percepção da fala
Estudantes
Qualidade da voz
Saúde do trabalhador
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQANB3
Issue Date: 14-Dec-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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