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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Residências Multiprofissionais em Saúde Mental na Região Metropolitana de Belo Horizonte: articulações com a perspectiva da atenção psicossocial da reforma psiquiátrica brasileira
Autor(es): Isabella Cristina Barral Faria Lima
Primeiro Orientador: Izabel Christina Friche Passos
Primeiro membro da banca : Claudia Maria Filgueiras Penido
Segundo membro da banca: Mônica Soares da Fonseca Beato
Terceiro membro da banca: Marcos Vieira da Silva
Resumo: São evidentes os avanços que a reforma psiquiátrica trouxe para o campo de assistência à saúde mental no Brasil. Por outro lado, nota-se que ainda existem desafios, pelo descompasso entre os significativos avanços no campo, ocorridos nas últimas décadas, e o processo de formação nos âmbitos da graduação e da pós-graduação. Como uma das estratégias para lidar com as falhas da formação e com demandas relacionadas à complexidade do trabalho no campo da saúde, o Governo Federal, através dos Ministérios da Saúde e da Educação, vem financiando e apoiando a realização de especializações lato sensu, no formato de residências multiprofissionais de saúde, modalidade de formação considerada eficiente estratégia de formação em serviço e espaço privilegiado de formação para o Sistema Único de Saúde. Interrogamos como essa modalidade de formação possibilita a inserção no trabalho no campo da Saúde Mental, a partir do estudo de casos de algumas experiências, indagando em que medida elas estão afinadas com os objetivos e as estratégias da reforma psiquiátrica brasileira. O objetivo principal desta pesquisa é, através da realização de análise de documentos e entrevistas, compreender como os projetos político-pedagógicos dos programas de residência multiprofissional em saúde mental da Região Metropolitana de Belo Horizonte dialogam com a perspectiva da atenção psicossocial em saúde mental. Dessa forma, caracterizamos e situamos historicamente os três programas de residência multiprofissional em saúde mental estudados, e realizamos uma análise de conteúdo exploratória e comparativa dos respectivos projetos político-pedagógicos. Buscamos, com a pesquisa, contribuir para uma ampliação da compreensão do processo de formação no âmbito das residências multiprofissionais em saúde mental, a partir do estudo de sua implementação na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Abstract: The psychiatric reform over the last few decades in Brazil have clearly improved mental health care in the country. However, challenges still exist due to a mismatch between significant advances in the field and the training of undergraduate and postgraduate students. To remedy this problem and meet the complex demands of this area of health, the federal Ministries of Health and Education provide funding and broad support for specializations in the form of a multi-professional residency programs. This format is considered an efficient in-service training strategy well-adapted to the integrated Brazilian health system (Sistema Único de Saúde). We examine the experiences of several participants in these programs to determine whether they accede to appropriate employment in the mental health field, and to evaluate the extent that the programs correspond to updated knowledge and policies in mental health care in Brazil. More specifically, the objective of this research is to understand how the political-pedagogical goals and strategies of the multi-professional residency programs in mental health accommodate psychosocial care perspectives in the larger metropolitan area of Belo Horizonte. Three multi-professional residency programs in mental health will be described and contextualized, accompanied by an exploratory and comparative content analysis of the implementation of their respective political-pedagogical guidelines. We hope that the research will contribute to a broader understanding of the effectiveness of this type of training process in mental health care.
Assunto: Formação profissional
Saúde mental
Psicologia social
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQJLEX
Data do documento: 25-Nov-2016
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