Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNNY8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Aprender na tora: práticas e saberes de jovens produtores midiáticos
Authors: Ana Tereza Melo Brandao
First Advisor: Geraldo Magela Pereira Leao
First Referee: Bráulio Brito Neves
Second Referee: Shirlei Rezende Sales
Abstract: Este trabalho teve como objetivo discutir as práticas de mídia de jovens produtores de midiáticos, artistas e comunicadores de camadas populares. Buscou-se compreender como e o quê aprendiam emsuas atividades com a mídia digital. Consideramos mídias digitais todas as tecnologias de informação e comunicação, conectadas ou não à internet e o conceito de práticas de mídia é relacionado àsdiscussões dos pragmatistas, em especial John Dewey e Richard Sennet. A educação crítica e a relação com o conhecimento foram discutidas a partir das obras de Paulo Freire e de Bernard Charlot. Arelações entre cultura, comunicação e tecnologias foram concebidas, tomando como referência os estudos culturais na América Latina, com o intuito de crias um vínculo entre a discussão do uso das tecnologias e dos problemas específicos das juventudes populares do Brasil. O estudo foi realizado junto a jovens estudantes da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, de Belo Horizonte, que oferecia cursos de artes visuais, audiovisual e multimídia para estudantes e egressos de escolas públicas. Procuramos compreender quais as práticas midiáticas, quais as relações de sete jovens comunicadorescom a informação e o saber, quais suas experiências e seus aprendizados mais significativos. Através da análise de dados quantitativos relacionados dos estudantes da Oi Kabum! e de entrevistas narrativas com esses sete jovens, pudemos concluir que eles realizavam várias práticas midiáticas, atividades cujos significados multifacetados indicaram diferentes perspectivas de produção, na utilização de ferramentas digitais para o estudo, o lazer e o trabalho. Essas práticas, ainda que limitadas pelas condições estruturais de vidas desses jovens, ampliaram as experiências de socialização eaprendizagem de todos eles. A autonomia para escolher conteúdos de seus interesses, a relação de identidade com o conhecimento, a experimentação de práticas expressivas e as habilidades relacionaisforam as principais experiências de aprendizagem relatadas. Percebeu-se ainda uma grande procura de ensinamentos técnicos em meio à falta de espaços de formação e produção de cultura digital nasescolas. Por outro lado, a participação em movimentos sociais e em grupos coletivos de produção artística apareceu como central nas experiências de aprendizagens com mídias digitais, na apropriaçãoe na produção de saberes e de conhecimento, apontando para uma estreita relação entre a apropriação técnica e criativa, a inventividade e a educação crítica de um aprendizado que se deu (e ainda se dá)na tora.
Abstract: This work aimed to discuss the media practices of young media producers, artists and communicators of popular strata. We sought to understand how and what they learned in their activities with digitalmedia. We consider digital media all information and communication technologies, connected or not to the internet, and discussions of the pragmatists related to the concept of media practices, particularly John Dewey and Richard Sennet. The relationship between critical education and knowledge were discussed based on the works of Paulo Freire and Bernard Charlot. The relationship between culture, communication and technologies were thought taking as a reference the cultural studies in Latin America, with the purpose of creating a link between the discussion about the use of technologies and the specific problems of Brazilian popular youth. The study was conducted with young students of Oi Kabum! School of Art and Technology, from Belo Horizonte, which offeredvisual arts, audiovisual and multimedia courses for students and graduates from public schools. We seek to understand which media practices, the relationship between seven young communicators withthe information and the knowledge, what your experiences and your most significant learnings. Through the quantitative data analysis related to students of Oi Kabum! and the interviews with these seven young, we have concluded that they performed several media practices, activities whose multifaceted meanings have indicated different perspectives of production in the use of digital tools to the study, leisure and work. These practices, although limited by the structural life conditions of theseyoung people, have expanded the experience of socialization and learning from all of them. The autonomy to choose the content of his own interests, the relationship of identity with knowledge, the experimentation with expressive and relational skills practices were the main reported learning experiences. We have realized a great demand for technical teachings as result of the lack of training spaces and production of digital culture in schools. On the other hand, the participation in socialmovements and collective artistic production groups appeared as central in the learning experiences with digital media, in the ownership and the production of knowledge, aiming for a close relationship between the technical and creative appropriation, the inventiveness and critical education of a learning that happens (and still does) na tora, a Brazilian expression of language for a learning achieved with own effort and very little school guidance.
Subject: Autodidatismo
Comunicação digital
Cibercultura
Gravação de video Produção e direção
Brincadeiras
Mídia digital
Educação
Comunicação de massa e juventude
Inovações educacionais
Juventude
Educação não-formal
Tecnologia educacional
Instituto Oi Futuro Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNNY8
Issue Date: 29-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o__ana__final_frente_verso_.pdf10.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.