Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQX5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mobilização de saberes docentes de uma professora pedagoga nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de interações discursivas em aulas de Ciências
Authors: Rafael Alves Ferreira Almeida
First Advisor: Danusa Munford
First Referee: Viviane Briccia do Nascimento
Second Referee: Ana Luiza de Quadros
Third Referee: Priscila Correia Fernandes
Abstract: Esta pesquisa investiga como uma professora pedagoga com pouca experiência no Ensino de Ciências da Natureza (ECN) mobilizou saberes docentes de professora alfabetizadora para o ECN em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A partir de elementos da perspectiva etnográfica e dos estudos do discurso, analisamos registros em vídeo de um banco de dados composto por de aulas de uma turma do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino fundamental que foi acompanhada em aulas de Português e de Ciências ao longo de três anos. Concentramos nossas análises no primeiro semestre de aulas,já que este seria o momento em que se inicia a alfabetização e o letramento das crianças naquela escola e começa sua introdução nas Ciências. Por conseguinte, este período possibilitou descrever as ações da docente e descrever a mobilização de saberes para o ECN. A partir de análises preliminares dos vídeos e de discussões na literatura dos campos da formação docente e da análise do discurso de sala de aula, construímos três eixos analíticos que refletem peculiaridades da prática da docente em relação a: como a professora lida com a dúvida e com a possibilidade de múltiplas respostas; como a professora mobiliza a fala de seus estudantes em uma discussão; e como a professora lida com o erro e os acertos de seus alunos. Para analisar as ações da professora em relação a estes eixos, construímos casos expressivos em aulas de Português e de Ciências que tornam conspícuas as relações teóricasexistentes entre suas ações e a mobilização de saberes docentes para o ECN. Ao contrastarmos as ações da docente em aulas das duas disciplinas identificamos ações da professora que evidenciam continuidades e rupturas em relação a sua prática em Português eCiências. Nossos dados evidenciam o que a docente sabia e conseguia realizar nas aulas de Ciências, contrapondo uma perspectiva que enfatiza limitações destes profissionais no ECN. Nossos resultados indicam a importância de novas iniciativas que busquem compreender oque efetivamente as pedagogas sabem e como este saber possibilita ou não o ECN. Portanto, podem fornecer subsídios para inciativas de formação inicial e continuada de professores.
Abstract: In this research we investigated how an elementary teacher with little experience in science teaching mobilized in science lessons her knowledge about teaching 1st graders how to rea and to write. Based on elements of an ethnographic perspective and on discourse studies, weanalyzed video records from a database composed of Portuguese and Scice lessons from 1st through 3rd grade. We focused our analysis on the first semester of the first year, considering that this period would be the moment in which literacy events are more frequent in Portuguese lessons, and, at the same time, children are introducted to school science. Therefore, this period has the potential to make it possible to describe teachers actions and mobilization of teachers knowledge for teaching science. Based on preliminary analyzes of the videos and discussions in the literature researches on teacher education and on classroom discourse, we have constructed an analytical perspective structured around three dimensions that reflect the particularities of the teacher's practice: i) how the teacher deals with doubt and with possibility of multiple answers; ii) how the teacher mobilizes students talk in adiscussion; and, iii) how the teacher deals with error and accuracy in students answers. In order to analyze actions of the teacher in relation to these dimensions, we have constructed telling cases in Portuguese and in Science lessons that make conspicuous the theoretical relations existing between her actions, and the mobilization of literacy knowledge for science teaching. By contrasting teachers actions in events in Portuguese and in Science lessons we identified continuities and ruptures in her practice. Our results evidenced what the teacher knew and was able to accomplish in science lessons, contradicting a perspectivethat emphasizes limitations of these professionals in teaching science. Our results indicated the importance of initiatives that seek to understand what elementary teachers actually know and how this knowledge enables or not them to promote science learing at elementay school. These type of studies can contribute to advances in preservice and in-service Teacher Education.
Subject: Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Professores alfabetizadores Formação
Educação
Professores Formação
Ciência Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNQX5
Issue Date: 4-Apr-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafael_alves_ferreira_almeida.pdf2.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.