Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPP3S
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Aprendizagens em uma pesquisa de opinião na sala de aula: diálogos entre práticas cotidianas
Authors: Aliene Araujo Villaca
First Advisor: Vanessa Sena Tomaz
First Referee: Luciano Cavalcanti do Nascimento
Second Referee: Maria Manuela Martins Soares David
Third Referee: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
metadata.dc.contributor.referee4: Viviane Ribeiro de Souza Cabral
Abstract: Este trabalho se dedica a investigar as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, quando alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participam de práticas sociais configuradas em uma pesquisa de opinião,conforme a metodologia proposta no Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião ( NEPSO). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, segundo a abordagem da etnografia na sala de aula, na perspectiva da prática etnográfica crítica. O material empírico foi coletado por meio de observação participante ativa de uma turma de crianças do 3º ano de uma escola municipal de Betim-MG, durante o período em que desenvolveram uma pesquisa de opinião com o tema Serviços Públicos, sendo esta orientada pela professora da disciplina de Geo/História. Para subsidiar a análise dos dados, foram acionados autores do campo da Educação, da Educação Matemática e da Antropologia Cultural. Iluminadas pela perspectiva relacional da aprendizagem como/na prática, ferramentas de análise foram acionadas para, primeiramente, caracterizar as práticas sociais pela percepção das perfomances dos alunos nessas práticas, identificando relações estabelecidas por esses sujeitosna e entre práticas das quais eles participam. A partir da caracterização da práticas, algumas aprendizagens, foram identificadas, quando se tornou possível perceber mudança na práticaem análise, evidenciadas pelamudança de participação dos alunos, pelo uso de artefatos, tais como régua e malha quadriculada; pelo uso de diferentes estratégias para contar, quantificar, representar os dados e resolver problemas numéricos; ou, ainda, pelo uso de representações visuais construídas. Entre as aprendizagens identificadas, destacam-se algumas com estreita relação com o campo de ensino da Matemática na escola e outras voltadas para a construção da identidade do sujeito como cidadão, que está inserido e atuando em uma sociedade mais ampla. Concluiu-se que o desenvolvimento de uma pesquisa de opinião, considerando todo o seu contexto de produção, é um dos instrumentos para que aprendizagens ocorram situadas em práticas sociais, que contribuam para o autorreconhecimento do sujeito como cidadão de direito, e em práticas de numeramento, em que modos de usar conceitos, procedimentos e linguagem associados à matemática estão presentes. Concluiu-se ainda que a definição do tema de uma pesquisa de opinião, as intenções do/a professor/a que as propõem,assim como os contextos em que ela é produzida conduzem a diferentes aprendizagens nas práticas, das quais os alunos participam.
Abstract: This work investigates classroom learning when students from the 3rd year of funda-mental school take part of social practices configured in an opinion research, according to the methodology proposed by the program Nossa Escola Pesquisa sua Opinião - NEPSO. It is a qualitative research, with an ethnographic approach of the classroom, in the perspective of crit-ical ethnographic practice. The empirical material was collected through observation with a class of children from the 3rd year in a municipal school of Betim- MG. The period of obser-vation covered the whole period in which the students developed an opinion research on Public Services, under the orientation of the Geography/History teacher. To analyze the data we used authors from Education, Mathematical Education, and Cultural Anthropology. Under the influ-ence of a relational perspective of learning on social practice, analysis tools were used to char-acterize the social practices. In order to do so, from the perception of students performance in the practices that involved the research opinion, we identified the relations established by them in and between the practices they participated. After characterized the practices, some types of learning were identified when it was possible to notice changes in the practice analyzed, evi-denced by the change in the participation of students; by the use of artifacts, such as ruler and square grid; by the use of different strategies to count, quantify, represent the data, and solve numerical problems; or yet, through the use of constructed visual representations. Among the types of learning pointed out, we highlight some that have a close relation with the field of Mathematics teaching in school and others which aim the construction of the individual as a participative and active citizen in a broader society. We concluded that the development of an opinion research, considering its context of production, is one of the instruments to achieve learning in social practices that contribute to the self-recognition of the subject as a citizen. Learning also take place in numeracy practices, in which there are ways to use concepts, pro-cedures, and language associated to Mathematics. We also discovered that the definition of the theme of an opinion research, the intention(s) of the teacher(s), as well as the contexts in which it is produced can lead to different learning in students practices.
Subject: Dinâmica de grupo
Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Opinião pública Pesquisa
Aprendizagem experimental
Educação
Aprendizagem
Educação Aspectos sociais
Levantamentos sociais
Etnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPP3S
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o27042017versaofinal_11_05_2017_versaobiblioteca.pdf4.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.