Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQHVW
Type: Tese de Doutorado
Title: Avaliação da aprendizagem dos alunos do ensino secundário em Cabinda/Angola
Authors: Miguel Boa Isabel
First Advisor: Luciola Licinio de C P Santos
Abstract: Esta tese aborda as práticas de avaliação da aprendizagem nas escolas secundárias da província de Cabinda/Angola, especificamente em duas escolas. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de avaliação no passado recente e nos dias atuais, mediante a identificação das mudanças e permanências de práticas indesejáveis que ocorrem nesse processo. Para atingir tal objetivo partiu-se de um estudo exploratório, utilizando como técnicas de coleta de dados a análise documental, a aplicação de questionários, a observação de aulas e provas e a realização de entrevistas, buscando identificar e analisar a opinião dos professores e dos alunos sobre o sistema de avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi realizada no ano de 2014 e dela participaram 23 professores e 78 estudantes. Por meio dos instrumentos de coleta de dados foram identificados e analisados os seguintes elementos: as condições da infra-estrutura e dos equipamentos das escolas; o número de alunos por turmas; as condições de trabalho colocadas a serviço da atividade de ensino; a remuneração docente; as práticas de avaliação usadas com mais frequência pelos docentes; as aceitações e oposições às mudanças, por parte dos professores, face às políticas educativas propostas pela reforma do sistema de educação; a existência de outros fatores, relacionados ao processo da avaliação que contribuíram para a mudança de conduta dos docentes; as rupturas e permanências nos processos de avaliação. Ao lado disso, buscaram-se coletar junto aos professores, alunos e autoridades educacionais informações sobre as medidas que ajudariam a superar práticas indesejáveis no processo de avaliação. Os resultados mostram que a circulação de propina na relação entre professores e alunos ainda está presente na prática de avaliação de alguns professores do ensino secundário em Cabinda. Mas, apesar disso, a melhorias de alguns aspectos no cenário educacional vem causando mudança no comportamento de alguns professores em relação às práticas indesejáveis que ocorriam no processo de avaliação. Os resultados apontaram também que os docentes utilizam com mais frequência, para avaliar seus alunos, provas escritas em detrimento de outros instrumentos. Mostram também que a avaliação contínua não está presente na prática pedagógica dos professores, apesar da ênfase dada pela legislação a essa modalidade de avaliação. Os dados indicam ainda que existe uma preocupação excessiva, tanto dos professores como dos alunos, pela nota. Finalmente, constatou-se que há pouco investimento na formação de professores, o que também prejudica o processo de mudanças no sistema de avaliação da aprendizagem.
Abstract: This thesis addresses the learning assessment practices in secondary schools in Cabinda province / Angola, especialy in two schools. The overall objective of the research was to analyze the evaluation process in the recent past and today, by identifying the changes and continuities of undesirable practices that occur in this process. So as to achieve this goal we departed from an exploratory study, using as techniques of data collection the document analysis, questionnaires, classroom observation and tests and conducting interviews in order to identify and analyze the teachers and students opinion on the learning evaluation system. The survey was conducted in 2014 and 23 teachers and 78 students participated in it. Through the data collection instruments The following elements were identified and analyzed: the infrastructure conditions and school equipment; the number of students per class; working conditions provided to the service teaching service activity; the teacher pay; the evaluation practices used more often by teachers; acceptances and objections to the changes as for the teachers, given the educational policies proposed by the reform of the education system; the existence of other factors related to the evaluation process that contributed to the change of teachers behavior ; ruptures and continuities in the evaluation process. Beside this, samples were sought by the teachers, students and educational authorities information on measures that would help overcome undesirable practices in the evaluation process. The results show that the tuition fee circulation in the relationship between teachers and students is still present in the practice of evaluation of some secondary school teachers in Cabinda. But despite this, the improvement of some aspects in the educational setting has caused changes in the behavior of some teachers regarding undesirable practices that occurred in the evaluation process. The results also showed that teachers use more often to assess their students, the written tests at the expense of other instruments. They also show that continuous assessment is not present in the pedagogical practice of teachers, despite the emphasis given by the law to this type of assessment. The data also indicate that there is an excessive concern for marks, to both teachers and students. Finally, it was found that there is little investment in teachers training, which also undermines the process of changes in the learning evaluation system.
Subject: Ensino secundário Angola
Educação
Professores e alunos Angola
Educação Cabinda (Angola: Província)
Rendimento escolar Avaliação Angola
Testes e medidas educacionais Angola
Avaliação educacional Angola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQHVW
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_1.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.