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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Dispositivo de inovação no Ensino Superior: a produção do docentis innovatus e discipulus iacto
Authors: Rafaela Esteves Godinho
First Advisor: Shirlei Rezende Sales
First Referee: Clarice Salete Traversini
Second Referee: Juliane Correa
Third Referee: Eucidio Pimenta Arruda
Abstract: A inovação tornou-se um imperativo na sociedade contemporânea. Os sujeitos são demandados a se constituírem como inovadores. Para isso, eles conduzem suas ações no sentido de mudar, desenvolver valores, criar e, assim, inovar. Observa-se, portanto, uma urgência em se produzir sujeitos inovadores que sejam ativos, participativos, competitivos e autônomos para atender demandas inscritas na racionalidade neoliberal. A fim de atender a tal demanda, a docência universitária é acionada na produção desses sujeitos. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo compreender como se produz o docente inovador no ensino superior. O corpus da pesquisa é constituído por legislações (Emenda Constitucional 85/2015, Lei nº 10.973, Lei 13.243), políticas públicas, editais e, mais especificamente, pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação em Medicina, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelas respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) desses cursos. Compôs também o corpus de análise da pesquisa o curso de formação de professores denominado Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior, ofertado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, bem como entrevistas realizadas com participantes/docentes dos Percursos. Utilizou-se como referencial teórico a perspectiva pós-estruturalista, especificamente as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder-saber e posição de sujeito. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional pós-estruturalista, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana desenvolveu-se o argumento geral de que a sociedade da inovação, inscrita na racionalidade neoliberal, demanda sujeitos competitivos, proativos e autônomos. A fim de responder a essa urgência, o dispositivo de inovação é acionado, tendo a universidade como sua engrenagem mestra e como efeito a produção das posições de sujeito docentis innovatus e discipulus iacto. Constatou-se que a docência inovadora é regulada por marcas constitutivas. São elas: utilizar a formação por competências, atuar como mediador dos processos de ensino-aprendizagem, incorporar tecnologias digitais, centralizar-se na aprendizagem e utilizar metodologias ativas. Elas atuam no governo da docência inovadora. Além disso, o docente inovador também se autogoverna por meio de operações que exerce sobre si como inquietar-se e mudar a si mesmo. Enfim, todas essas formas de governo dos outros e de si colocadas em funcionamento produzem a posição de sujeito docentis innovatus. Esta dissertação mostra que a docência inovadora, por meio de suas marcas constitutivas, está em continuidade com a produção de estudantes ativos, competitivos e proativos disponibilizando a posição de sujeito discipulus iacto e está em descontinuidade com a fabricação de estudantes receptivos e reprodutores de conhecimento discipulus rustics ao atender demandas da racionalidade neoliberal.
Abstract: Innovation has become an imperative on contemporary society. Subjects are demanded to become innovators. For this, they carry their actions toward the meaning of changing, developing values, creating and, thus, innovating. It is possible to observe, then, an urgency on the production of innovator subjects, who must be active, participative, competitive and autonomous, for answering the demands inscripted on neoliberal rationality. With the goal of achieving this demand, university teaching is triggered on the production of these subjects. By this meaning, the current investigation had the objective of comprehending how is innovator docent produced on higher education. The researchs corpus is constituted by legislations (Constitutional Amendment 85/2015, Law nº 10.973, Law 13.243), public policies, edicts and, more specifically, Courses Pedagogical Projects of Medicine, Nursing and Physics graduations, from Minas Gerais Federal University and also the National Curriculum Guidelines of these courses. In addition, the analysis corpus was also composed by the professors formation course, named Formative Routes on Higher Education Teaching, offered by Innovation and Teaching Methodologies Directory, linked to UFMGs Pro-Rectory, ando also interviews developed with the participants/docents from the Routes. It was used, as theoretical reference, the post-structuralist perspective, specifically theoretical and analytical tools from philosopher Michel Foucault, such as: apparatus, discourse, power-knowledge and subject position. Through the methodological net, which has articulated elements from educational post-structuralist netnography, narrative interviews and the discourse analysis with Foucaults inspiration, I developed the general argument. According to that, innovation society, inscripted on neoliberal rationality, demands competitive, proactive and autonomous subjects. For corresponding to this demand, the innovation apparatus is triggered, with the university as its master gear and as its effect on the production of docentis innovatus and discipulus iacto subjects positions. It was verified that innovator teaching is regulated by constitutive marks, such as: using the formation by competences, acting as mediator of teaching-learning processes, incorporating digital technologies, focusing on learning and using active methodologies. These marks can act on the innovator teaching governance. Moreover, innovator docent is able to govern him/herself through operations which he/she can put on his/herself. Therefore, all these kind of others government product the docentis innovatus production. This dissertation show up that innovator teaching, through its constitutives marks, is on continuity with the production of active, competitive and proactive students - making available the discipulus iacto subject position - and it is on discontinuity with the fabrication of receptive, knowledge reproductor students - discipulus rustics when innovator teaching is answering neoliberal demands.
Subject: Ensino superior
Educação
Professores Formação profissional
Universidades e faculdades
Professores Atitudes
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQKCF
Issue Date: 21-Jun-2017
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