Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQMKD
Type: Tese de Doutorado
Title: Mestrado Profissional em Ensino e o Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria y Bachillerato: aproximando saberes teóricos e práticos na formação acadêmica de professores de Educação Básica
Authors: Ronan Daré Tocafundo
First Advisor: Silvania Sousa Nascimento
First Referee: Antonio Moreno Verdejo
Second Referee: Eliane Sheid Gazire
Third Referee: Marina de Lima Tavares
metadata.dc.contributor.referee4: Nilma Soares da Silva
Abstract: Nesta investigação, cujo tema é formação docente, tratamos do problema do distanciamento entre formação acadêmica e a formação ocorrida na Prática Profissional Docente (PPD). A formação acadêmica nem sempre coincide com as dinâmicas ou com o cotidiano das ações docentes. Por vezes, depois de concluir essa formação, professores constatam que saberes acadêmicos estão mal enraizados no cotidiano escolar. A PPD não é somente espaço de aplicação de saberes teóricos. Ela é, também, espaço de formação e de produção de saberes. Nesse sentido, Tardif (2014) critica a Concepção Tradicional da Relação Teoria e Prática (CTRTP) na qual o saber está exclusivamente associado à teoria. Na CTRTP, a PPD ou é desprovida de saber, ou é portadora de um pseudo saber baseado em crenças, ideologias e sentimentos. Consequentemente, a CTRTP provoca, ainda, a desvalorização do saber prático frente ao saber teórico. Assim, com o objetivo de investigar possibilidades de aproximar esses saberes, elaboramos a questão básica de pesquisa: como aproximar saberes teóricos e saberes práticos na formação acadêmica de professores de Educação Básica? Propomos como hipótese que Mestrados Profissionais em Ensino (MPE) apresentam características de Terceiro Espaço (ZEICHNER, 2010) que contribuem para aproximar esses saberes. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico adotado foi de estudos de casos em dois MPE, sendo um no Brasil e outro na Espanha, respectivamente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM), e no Máster en Formación del Profesorado en Educación Secundaria y Bachillerato (MAES). Ao todo, foram realizadas quatro pesquisas de campo, sendo duas em cada MPE. A primeira delas foi conduzida com aplicação, a egressos do MPECM, de questionário elaborado com questões dos tipos Escala Likert e Livre Opinião. As respostas do tipo Likert passaram por tratamento de dados baseados em escalas intervalares; e as respostas de Livre Opinião foram submetidas à Análise de Conteúdo (AC). A segunda pesquisa de campo se deu pela realização de entrevistas com dois professores do MPECM. As entrevistas foram gravadas, transcritas, utilizando-se o software Transcreve (desenvolvido pelo autor desta investigação) e submetidas à AC. As terceira e quarta pesquisas de campo foram realizadas no MAES, adotando-se os mesmos procedimentos metodológicos das pesquisas anteriores. Dentre os objetivos específicos propostos, destaca-se a construção de um conjunto de elementos (ou indicadores), denominado de Atributos de Qualidade de Formação Docente (AQFD), para servirem de pontos de reflexão sobre como aproximar saberes teóricos e saberes práticos na formação acadêmica de professores de Educação Básica. Resultados encontrados indicam que: (i) professores de Educação Básica atuam diretamente na formação dos estudantes do MAES; e (ii) estudantes do MPECM possuem expertise em Educação Básica; o que favorece o ambiente de interação entre eles e seus professores, e, por meio do qual possibilita-se a ressignificação da PPD de ambos os lados. Finalizando, inferimos que a formação acadêmica nos dois programas valoriza saberes práticos, o que contribui para aproximar saberes teóricos e práticos na formação docente.
Abstract: In the present investigation, which is about teaching education, we discuss the problem of the distancing between academic education and education from teaching professional practice (PPD). Academic education does not always match the dynamics or the daily routine of teaching actions. Sometimes, after the teachers have completed their education, they realize that academic knowledge is not well grounded on school daily routine. PPD is not only about applying theoretical knowledge; it is also about education and production of knowledge. In this regard, Tardif (2014) criticizes the Traditional Conception of the Relation between Theory and Practice (CTRTP), in which knowledge is exclusively connected to theory. IN CTRTP, PPD either is deprived of knowledge or carries a pseudo knowledge based on beliefs, ideologies and feelings. Consequently, CTRTP also causes the devaluation of practical knowledge before theoretical knowledge. Therefore, with the objective of investigating possibilities of approximating such knowledge, we have devised the research basic question: how to approximate theoretical and practical knowledge in academic education of elementary school teachers? And we propose the hypothesis that Professional Master Programs in Teaching (MPE) present characteristics of Third Space (Zeichner, 2010) that contribute to approximate such knowledge. It is an exploratory research of qualitative approach and the adopted methodology involved case studies in two MPE, one in Brazil and another in Spain, respectively in Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM) and in Máster en Formación del Profesorado en Educación Secundaria y Bachillerato (MAES). In all, four field researches were developed, two in each MPE. In the first one, a questionnaire containing questions in Likert type scale and free speech was applied to MPECM graduates. Likert type answers went through data treatment based on graduated scales, and free speech answers were submitted to content analysis (AC). In the second field research, two MPECM professors were interviewed. The interviews were recorded, transcribed through the software Transcreve (developed by the author of this investigation), and submitted to AC. The third and fourth field researches were conducted at MAES, and the same methodological procedures of the former researches were developed. Among the proposed specific objectives, we highlight the construction of a set of elements (or indicators) named Quality Attributes of Teaching Education (AQFD) to be points for reflection about how to approximate theoretical and practical knowledge in academic education of elementary school teachers. Results show that: (i) elementary school teachers perform directly in MAES student education; and (ii) MPECM students have expertise in elementary education, which favors interaction between them and their professors and enables PPD resignification on both sides. Finally, we infer that academic education in both programs value practical knowledge, which contributes to connect theoretical and practical knowledge into teacher training.
Subject: Pos-Graduação
Professores Formação
Professores de ensino fundamental Formação
Aprendizagem experimental
Professores de ensino de primeiro grau Formação
Educação
Ensino superior
a Espanha Educação
Professores Formação Espanha
Ensino superior Espanha
Educação não formal
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQMKD
Issue Date: 31-Jan-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_ronan_dare_tocafundo.pdf5.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.