Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQNAS
Type: Tese de Doutorado
Title: Do professor de literatura ao formador de leitores críticos de textos literários: um estudo sobre a (re)invenção do professor de língua portuguesa para otrabalho com a leitura literária no novo Ensino Médio.
Authors: Rodrigo Alves dos Santos
First Advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
First Referee: Cristina Mello
Second Referee: Ivete Lara Camargos Walty
Third Referee: Marlucy Alves Paraiso
metadata.dc.contributor.referee4: Marildes Marinho da Silva
Abstract: O presente trabalho consiste em um estudo de uma parcela do discurso que objetiva regular e configurar a formação e a atuação do professor de língua portuguesa, no que se refere ao trabalho com a leitura literária desejado para o que vem sendo chamado de novo Ensino Médio. Orientada pelas teorizações do filósofo francêsMichel Foucault e em estudos foucaultianos, esta pesquisa considera o discurso naquilo que ele faz e parte do pressuposto de que o professor é uma construção discursiva, atravessada por discursos que se materializam, entre outras formas, nos documentos que têm por finalidade a regulação e a configuração da formação dos docentes que atuam (e/ou atuarão) na educação formal brasileira. A partir dessaspremissas, faz-se, neste trabalho, uma análise do discurso divulgado em uma materialidade discursiva composta pelos seguintes documentos: 1) os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio (1999), 2) os PCN+ de Língua Portuguesa do mesmo nível de ensino (2002), 3) as Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (2006), 4) o Plano Nacional deEducação (PNE 2001), 5) as Resoluções CNE/CP 1 e CNE/CP 2, publicadas no Diário Oficial da União de 09 de abril de 2002 (que tratam da regulação dos cursos de formação de professores para a atuação na educação básica), 6) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras, publicadas sob o formato do Parecer CNE/CES 2001, publicado no Diário Oficial da União de 09/07/2001, 7) os Projetos Político-pedagógicos de dois cursos de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa (o da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e o do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa). O discurso veiculado nesse corpus é inquirido fundamentando-se em elementos da análise da teoria da enunciação e da genealogia foucaultianas sobre que modo de ser professor delíngua portuguesa para o trabalho com a leitura literária no novo Ensino Médio esses documentos demandam e fabricam? O estudo em causa permite constatar que o enunciado da centralidade do professor como agente de uma mudança na educação formal é o mais recorrente no discurso analisado. Neste, o sujeito docente fabricado e demandado, no que se refere ao trabalho com a leitura literária nos anos finais da educação básica, é o formador de leitores críticos de textos literários, o qual vem, nos termos considerados nesta pesquisa, apontar o desaparecimento do professor de literatura da educação básica. Com a invenção desse outro sujeito docente de Língua Portuguesa para o trabalho com a leitura literária e com sua emergência no discurso aqui analisado, surge também um novo modo de existência no qualindivíduos que almejam ocupar a posição de professor de Língua Portuguesa nos anos finais da educação básica deverão se inscrever.
Abstract: The current paper consists of a study that works with a parcel of the discourse which aims to adjust and arrange the education and the professional performing of the Portuguese teacher, regarding to the desired work with literary reading towards, what has been called, the novo Ensino Médio (new Secondary School). This research, based on Michel Foucault theories and on foucaultian studies, considers thediscourse on what it produces, and takes for granted the fact that the teacher is a discursive construction, traversed by discourses that materialize into documents which have the purpose of adjust and arrange the academic degree of the teachers that are already (and/or will be) in the formal Brazilian education classrooms. Considering these previous statements, a discourse analysis is developed through a published discursive materiality which contains the following documents: 1)Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio (1999) (Secondary Education National Curriculum Parameters of the Portuguese language - 1999), 2) PCN+ (Complementary teaching orientation in the National Curriculum Parameters) of the Portuguese language, for the same level (2002), 3) Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (2006), (The Portuguese language area in Secondary Education Curriculum Orientation - 2006)), 4) PlanoNacional de Educação (PNE 2001) (The Educational National Plan (ENP 2001)), 5) the CNE/CP 1 and CNE/CP 2 resolutions, published at the Official Diary of the Union on April 09th 2002 (that approach the regulation of the teachers academic courses for basic education), 6) Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras (National Curriculum Directives for Letras Course), published under the CNE/CES2001 judgment, at the Official Diary of the Union 07/09/2001, 7) Political-pedagogic projects of two Portuguese language courses (the Letras course from the Federal University of Minas Gerais and from the Federal University of Viçosa). The discourse published in all these materiality is questioned underlying in elements like the enunciation analysis and the foucaultian genealogy about the way these documents are creating and demanding from the attitudes of the Portuguese teacherthat works with the literary reading with the secondary school. This study certifies that the statement that describes the teacher as the principle changer of the formal education it is the most recurrent among the discourse analyzed. Therefore, the teacher, demanded and created by the discourse, is the responsible for the development of critical literary texts readers, which means, according to this research, the death of the Literature teacher among the basic education. By the creation of this other Portuguese teacher in the development of the literary reading, and according to the emergency noticed in the discourse analyzed throughout this paper, its possible to observe a new way of existence coming up, where people that want to work as Portuguese teachers, in the last grades of the basic education, must fill out the forms.
Subject: Análise do discurso literário
Literatura Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
Análise crítica do discurso
Lingua portuguêsa Estudo e ensino
Ensino médio
Professores de ensino médio Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQNAS
Issue Date: 4-Dec-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_rodrigo_alves_final.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.