Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRGG5
Type: Tese de Doutorado
Title: Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras: saberes divulgados, relações de poder acionadas e sujeitos demandados
Authors: Gabriela Silveira Meireles
First Advisor: Marlucy Alves Paraiso
First Referee: Clarice Salete Traversini
Second Referee: Anderson Ferrari
Third Referee: Shirlei Rezende Sales
metadata.dc.contributor.referee4: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Abstract: O currículo é um artefato social e cultural, envolvido em relações de poder, que tem por função ensinar e que divulga saberes e modos de ser, estar e viver. Com a ampliação dos objetos de análise do currículo, possibilitada pela perspectiva dos Estudos Culturais na educação, é possível considerar que existe uma variedade de currículos sendo produzidos e divulgados na Web. Esta tese investiga um desses currículos: os blogs educativos sobre alfabetização criados por professoras alfabetizadoras. O objetivo da investigação empreendida para esta tese é o de mapear e analisar os saberes produzidos e divulgados, as posições de sujeito demandadas nos blogs sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras bem como as relações de poder envolvidas nesse processo. Para isso foram estudados 31 blogs educativos sobre alfabetização criados por professoras-alfabetizadoras, utilizando alguns conceitos e elementos de análise dos Estudos Culturais, do campo do Currículo em sua perspectiva pós-crítica e dos Estudos Foucaultianos. A metodologia adotada articulou conceitos e procedimentos da netnografia e da análise do discurso de inspiração foucaultiana. A tese aqui defendida é a de que há uma tecnologia da formação acionada no currículo dos blogs sobre alfabetização de professoras-alfabetizadoras investigados que funciona ativando relações de poder de diferentes tipos, acionando e divulgando saberes específicos sobre a alfabetização, tais como o saber dos métodos, da Psicogênese da Língua Escrita, da Literatura, do Letramento e dos Gêneros textuais, e sobre variados temas considerados importantes para essa etapa do ensino que, por sua vez, demandam uma professora-alfabetizadora que seja dedicada, afetiva, solidária, compartilhadora, versátil e artesã e alunos/as alfabetizandos/as assimiladores/as, disciplinados/as, lúdicos/as, saudáveis e morais. Em seu funcionamento, a tecnologia da formação conecta-se também com as tecnologias da diferenciação e da heterossexualização nos blogs investigados, fazendo do currículo ali divulgado um território híbrido que junta, numa espécie de recorte e colagem, elementos da cibercultura e das práticas da escolarização formal, formando um currículo bastante específico e direcionado a professoras-alfabetizadoras. Em seu conjunto, o currículo dos blogs educativos sobre alfabetização convoca as professoras-alfabetizadoras a assumirem a tarefa de alfabetizar, ao mesmo tempo em que troca experiências, relata suas dificuldades e sugere exercícios e práticas para suas colegas alfabetizadoras.
Abstract: The curriculum is a social and cultural artifact, involved in power relations, whose function is to teach and to disseminate knowledge and ways of being, being and living. With the expansion of the objects of curriculum analysis made possible by the perspective of Cultural Studies in education, it is possible to consider that there are a variety of curricula being produced and disseminated on the Web. This thesis investigates one of these curricula: the literacy educational blogs created by literacy teachers. The objective of the research undertaken for this thesis is to map and analyze the knowledge produced and disseminated, the subject positions demanded in the blogs about literacy created by literacy teachers as well as the power relations involved in this process. For that, 31 educational blogs about literacy created by literacy teachers were studied, using for this purpose some concepts and elements of analysis of Cultural Studies, from the field of Curriculum in its post-critical perspective and Foucaultian Studies. The thesis advocated here is that there is a technology of training in the literacy blog curriculum of investigated literacy teachers that works by activating power relations of different kinds, triggering and disseminating specific knowledge about literacy, such as the knowledge of methods, Psicogênse da Língua Escrita, Literatura, Literature, and Literal Genres, and on various topics considered important for this stage of teaching that, in turn, demand a literacy teacher who is dedicated, affective, caring, sharing, versatile and artisan and learners/assimilators, disciplined, playful, healthy and moral. In its operation, the training technology also connects with the technologies of differentiation and heterosexualization in the investigated blogs, making the curriculum there a hybrid territory that brings, in a kind of cut and paste, elements of cyberculture and practices of schooling Formal, forming a very specific curriculum and directed to teachers-literacy. As a whole, the educational literacy blog curriculum calls on literacy teachers to take on the task of literacy, while exchanging experiences, reporting on their difficulties, and suggesting exercises and practices for their literacy colleagues.
Subject: Alfabetização Blogs
Professores alfabetizadores Formação
Professores alfabetizadores Blogs
Blogs
Curriculos
Educação
Cibercultura
Poder (Ciências sociais) Aspectos educacionais
Professores e alunos
Tecnologia educacional Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRGG5
Issue Date: 20-Feb-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_gabriela_versao_final_14_mar_2017.pdf7.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.