Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQSHG8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silvania Sousa Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Alessandra Fernandes Bizerrapt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Henrique Azevedo Sobreirapt_BR
dc.contributor.referee3Marcos Vinicius Bortoluspt_BR
dc.contributor.referee4Leonado Gabriel Dinizpt_BR
dc.creatorLeonardo Marques Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:36:03Z-
dc.date.available2019-08-09T20:36:03Z-
dc.date.issued2017-02-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQSHG8-
dc.description.abstractGiven the need to ensure the right of citizens to basic education, it is essential to rethink the modeling school, curriculum and teacher training, in order to respect the cultural characteristics of different peoples and at the same time, put them in touch with knowledge produced in academia. We analyze teacher training activities in the Knowledge Center UFMG, in Belo Horizonte, and Explora Park in Medellin, where the planetary are used to address knowledge produced in the field of ethnoastronomy related to Guarani and Tayrona ethnicities. We consider that planetary environments are conducive to develop teacher training activities based on the concept of interculturality, stimulating ownership of ethnoastronomy field of knowledge, and characterized by elements that make up the structure of the activity. The central hypothesis is that teachers can appropriate ethnoastronomy field of knowledge through sessions and activities on indigenous astronomy developed in Planetariums in Belo Horizonte and in Medellín. Faced with this situation, the central research question is: how teachers appropriating knowledge of ethnoastronomy in teacher training activities in the planetary UFMG Knowledge Center and Parque Explora? The participants in this study are teachers who attended a short course offered in these institutions and / or scheduled the session "Indigenous Astronomy" for their students. Group discussions were held, questionnaires and interviews with these teachers. The methodology used was content analysis according to Bardin (1977), supported the theoretical framework of Activity Theory (ENGESTRÖM, 1999) and the concept of interculturality (WALSH, 2009). The codes created from the Activity Theory and the concept of interculturality were effective to analyze the ways in which the teaching session appropriated "Indigenous Astronomy" and knowledge of ethnoastronomy. In total 289 were identified appropriations by subjects, reviews by context and by area of activity. It was evident the appropriation of the session by the teachers, in order to stimulate reflection on the knowledge from different points of view and approaches to intercultural pedagogical practices. Were identified different types of tensions related to the practice of interculturality, highlighting some convergences and divergences between education in Brazil and Colombia.pt_BR
dc.description.resumoDiante da necessidade de garantir o direito dos cidadãos à educação básica, torna-se essencial repensar os modelos de escola, currículo e formação de professores, no intuito de respeitar as características culturais de diferentes povos e, ao mesmo tempo, colocá-los em contato com conhecimentos produzidos nos meios acadêmicos. Analisamos atividades de formação docente realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte, e no Parque Explora, em Medellín, onde os planetários são utilizados para abordar conhecimentos produzidos no campo da etnoastronomia referentes às etnias Guarani e Tayrona. Consideramos que os planetários são ambientes propícios para desenvolver atividades de formação docente baseadas no conceito de interculturalidade, estimulando a apropriação de conhecimentos do campo da etnoastronomia, e caracterizadas pelos elementos que compõem a estrutura da atividade. A hipótese central deste trabalho é que os professores podem apropriar-se de conhecimentos do campo da etnoastronomia através de sessões e atividades sobre astronomia indígena desenvolvidas nos Planetários em Belo Horizonte e em Medellín. Diante dessa hipótese, a questão central da pesquisa é: como os professores se apropriam dos conhecimentos da etnoastronomia nas atividades de formação docente realizadas nos planetários do Espaço do Conhecimento UFMG e do Parque Explora? Os sujeitos participantes desta pesquisa são professores que participaram de um minicurso oferecido nessas instituições e/ou agendaram a sessão Astronomia Indígena para seus alunos. Foram promovidas discussões em grupo, aplicados questionários e entrevistas com esses docentes. A metodologia usada foi a análise de conteúdo segundo Bardin (1977), apoiado nos referenciais teóricos da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1999) e do conceito de interculturalidade (WALSH, 2009). Os códigos criados a partir da Teoria da Atividade e do conceito de interculturalidade foram eficazes para analisar as formas com que os docentes se apropriaram da sessão Astronomia Indígena e dos conhecimentos da etnoastronomia. No total foram identificadas 289 apropriações pelos sujeitos, sendo analisadas por contexto e por área de atuação. Ficou evidente a apropriação da sessão por parte dos professores, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o conhecimento a partir de diferentes pontos de vista e aproximar a interculturalidade de suas práticas pedagógicas. Foram identificados diferentes tipos de tensões relacionadas à prática da interculturalidade, destacando algumas convergências e divergências entre a educação no Brasil e na Colômbia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnoastronomiapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectTeoria da atividadept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectPlanetáriopt_BR
dc.subjectEducação em Astronomiapt_BR
dc.subject.otherEducação Colômbiapt_BR
dc.subject.otherAstronomia Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanetáriospt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleEtnoastronomia, interculturalidade e formação docente nos planetários do espaço do conhecimento UFMG e do Parque Explorapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_leo__vers_o_final.pdf4.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.