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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estrutura de prática e nível de desenvolvimento motor na aprendizagem da habilidade especializada
Authors: Cicero Luciano Alves Costa
First Advisor: Herbert Ugrinowitsch
First Referee: Marcio Mario Vieira
Second Referee: Jorge Alberto de Oliveira
Abstract: O objetivo do presente estudo foi investigar as relações entre nível de desenvolvimento motor e estrutura da prática na aprendizagem de uma habilidade motora especializada. A amostra foi composta de 38 crianças, com idades de 9 e 10 anos. Para avaliar o nível de desenvolvimento motor dos participantes foram analisadas as habilidades de arremesso por cima do ombro e voleio. A classificação do padrão das habilidades fundamentais foi realizada seguindo o Modelo de Avaliação Instrumental dos Movimentos Fundamentais de McClenaghan e Gallahue, (1985) a partir da filmagem dos sujeitos executando as habilidades. A habilidade esportiva utilizada no experimento foi o saque tipo tênis do voleibol, e o protocolo para avaliação do desempenho em relação à precisão ao alvo foi adaptado de Ugrinowitsch e Manoel (1999). Foram formados quatro grupos experimentais, (Grupo Maduro Constante-Aleatória GMCA; Grupo não maduro constante-aleatória GNMCA; Grupo maduro aleatória GMA; e Grupo não maduro aleatória GNMA). O estudo foi composto por duas etapas, sendo a primeira delas a fase de seleção dos participantes a partir de critérios relacionados ao nível de desenvolvimento motor e posteriormente a intervenção, composta por pré-teste, aquisição, teste intermediário e de retenção. Os testes tiveram 12 tentativas e a fase de aquisição 210, divididas em 10 sessões de prática. As variações da tarefa na prática aleatória ocorreram em relação às diferentes regiões de saque e o desempenho foi analisado através do padrão de movimento do saque e no escore de precisão ao alvo. A análise inferencial se deu com a ANOVA three-way com medidas repetidas e o post hoc LSD para análise dos desdobramentos, além do teste de correlação de Spearman. As crianças com padrões maduros em habilidades motoras fundamentais apresentaram ganhos significativos no padrão de movimento após o experimento, sendo este desempenho superior ao das crianças sem padrões maduros no teste de retenção. Em relação ao desempenho da precisão ao alvo, apenas o GMCA demonstrou melhoras significativas. Os componentes das habilidades motoras fundamentais e o desempenho do saque apresentaram correlações significativas no teste de retenção. A similaridade nos níveis de desenvolvimento motor nos grupos GMCA e GMA garantiu uma igualdade da efetividade das estruturas de práticas apenas na análise do padrão de movimento, demonstrando ser preciso considerar o nível de desenvolvimento motor com o intuito de maximizar o efeito da estrutura de prática. Aliado a este resultado, a ausência de melhora no desempenho dos grupos não maduros suporta a hipótese da barreira de proficiência levantada por Seefeldt (1979), a qual destaca a importância dos padrões maduros em habilidades motoras fundamentais para o desenvolvimento das habilidades especializadas.
Abstract: The aim of the present study was to investigate the relations between the level of motor development and practice schedule on the learning of a specialized motor skill. The sample was composed by 38 children, from 9 to 10 years old. The level of motor development on throwing and smash was analyzed. The classification of fundamentals motor skill pattern was done by the Instrumental of fundamental movements Evaluation proposed by McClenanghan and Gallahue (1985) by recording participants executions. The learned sport motor skill during experimental phase was the volleyball tennis serve, adapted from Ugrinowitsch and Manoel (1999). There were four experimental groups: constant-random mature group - GMCA, constant-random non-mature group - GNMCA; random mature group - GMA, and random non-mature group - GNMA). The study consisted of two stages. First, the selection phase of the participants based on criteria related to motor development level. Second, an intervention composed of pretest, acquisition, intermediate test and retention. All the four tests had 12 trials and acquisition phase had 210 trials divided on 10 practice sessions. The task variations from random practice occurred in relation to the different regions of serving and performance was analyzed through the movement pattern and the accuracy in the target. The inferential analysis was done by three-way ANOVA with repeated measures and post hoc LSD for pair comparison, in addition to the Spearman correlation test. Children with mature pattern on fundamental motor skills showed significant improvement on movement pattern after the experiment, which is outperformed children without mature patterns in the retention test. In relation to performance, only the GMCA showed significant improvement. There were correlation between the components of the fundamental motor skills and serve performance in retention test. The similarity in motor development levels in GMCA and GMA groups ensured equal the effectiveness of the practice schedule only in the analysis of movement patterns, showing to be required to considerate the level of development in order to maximize the effect of the practice schedule. Allied to this result, the lack of performance improvement of non-mature group supports the hypothesis of proficiency barrier raised by Seefeldt (1979), which highlights the importance of mature patterns of fundamental motor skills for the development of specialized motor skills.
Subject: Aprendizagem motora
Capacidade motora nos atletas
Capacidade motora
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQVJHZ
Issue Date: 29-Oct-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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