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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Validade, confiabilidade e acurácia do Microsoft Kinect para registro de sessão de treinamento de taekwondo
Authors: Cristiano Arruda Gomes Flor
First Advisor: Andre Gustavo Pereira de Andrade
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo verificar a validade e confiabilidade na obtenção do tempo de execução de uma técnica de chute do Taekwondo, bem como verificar a acurácia em reconhecer automaticamente movimentos inerentes a uma sessão de treinamento de Taekwondo de um sistema composto pelo sensor Microsoft Kinect e algoritmos desenvolvidos especificamente para estas tarefas. O estudo foi composto por 2 etapas. Na primeira etapa os voluntários realizaram 15 repetições do chute frontal do Taekwondo (ap chagui) em duas velocidades de execução diferentes. Para verificar a validade concorrente foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson, a equação de regressão linear simples e erro padrão de estimativa (EPE), verificando a validade entre o Microsoft Kinect e o Optitrack (padrão ouro). Para verificar a confiabilidade foram calculados o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI2,1) e o Erro Padrão de Medida (EPM). Na segunda fase os voluntários realizaram 4 diferentes movimentos típicos de uma sessão de treinamento de Taekwondo durante 20 segundos cada um e foi verificada a capacidade do sistema em reconhecer e classificar automaticamente os movimentos que foram realizados com elevada acurácia. O sistema de obtenção de tempo de execução do chute composto pelo Microsoft Kinect apresentou uma alta confiabilidade (CCI2,1=0,971 para velocidade de chute de 3 m.s-1 e 0,912 para velocidade de chute de 8 m.s-1). Além disso, apresentou uma alta validade para velocidade de chute de 3 m.s-1, com um r=0,982 (p=0,001), com um percentual de 96,5% do modelo explicado, coeficiente linear a=0,0174, coeficiente angular b=0,984 e EPE=0,064 segundos; e também para velocidade de chute de 8 m.s-1, com um r=0,920 (p=0,001), com um percentual de 84,7% do modelo explicado, coeficiente linear a=0,336, coeficiente angular b=0,866 e EPE=0,011 segundos. No reconhecimento de movimentos a acurácia média foi 89,91%, sendo o soco de direita o movimento com maior acurácia de reconhecimento (93,81%) e o soco de esquerda com a menor acurácia de reconhecimento (85,23%). O sistema avaliado se apresenta como um caminho viável para desenvolvimento de uma ferramenta de registro automático de sessões de treinamento de Taekwondo.
Abstract: This study aims to determine the validity and reliability in getting the run time of a Taekwondo kick, and to verify the accuracy of automatically recognize movements inherent in a Taekwondo training session of a system comprises for the Microsoft Kinect sensor and algorithms developed specifically for these tasks. The study consisted of two stages. In the first step the volunteers performed 15 repetitions of Taekwondo front kick (ap chagui) in two different running speeds. To verify the concurrent validity, it calculated the Pearson correlation coefficient, the equation of linear regression and standard error of the estimate (SEE), checking the validity between the Microsoft Kinect and Optitrack (gold standard). To check the reliability were calculated the intraclass correlation coefficient (ICC2,1) and the Standard Error of Measurement (SEM). In the second phase, the volunteers were four different movements of a Taekwondo training session for 20 seconds each and was checked on the system's ability to recognize and automatically classifying movements which were conducted with high accuracy. The kick runtime system showed high reliability (ICC2,1=0.971 for slow kicks and 0.912 for fast kicks kicks). It also presented a high validity for kick speed 3 ms-1, with r=0.982 (p=0.001), a percentage of 96.5% of the model explained, linear coefficient 'a'=0.0174, angular coefficient 'b'=0.984 and SEE=0.064 seconds; and also for kick speed 8 ms-1, with r=0.920 (p=0.001), a percentage of 84.7% of the model explained, linear coefficient 'a'=0.336, angular coefficient 'b'=0.866 and SEE=0.011 seconds. In recognition of the movement accuracy mean was 89,91%, the right punch movement with more accurate recognition (93.81%) and the left punch with the lowest recognition accuracy (85.23%). The evaluated system is presented as a viable way to develop a Taekwondo training sessions record tool.
Subject: Artes marciais
Biomecânica
Tae-Ken-do
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQWHEL
Issue Date: 21-Dec-2015
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