Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQWJQW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Elaboração e validação de conteúdo de um catálogo de meios de treinamento para o judô
Autor(es): Gustavo Ferreira Pedrosa
primer Tutor: Leszek Szmuchrowski
Resumen: Muitos treinadores são guiados pela evidência empírica da especificidade dos meios de treinamento no momento de selecionar os estímulos que serão executados pelos atletas durante a rotina de treinamento. A utilização de um instrumento cientificamente elaborado que permite ao treinador identificar a especificidade de um estímulo e que ao mesmo tempo, contribua para o registro da carga, pode ser de fato um diferencial na evolução do processo de treinamento. O objetivo desse trabalho foi elaborar, codificar e validar por conteúdo um catálogo dos meios de treinamento para o judô. Inicialmente, cinco treinadores experts em judô relataram em uma entrevista semi-estruturada quais são os exercícios utilizados no treinamento do judô. Os exercícios foram transcritos numa planilha, agrupados pela similaridade e combinados a métodos de treinamento o que gerou setenta e seis grupos de meios de treinamento. A planilha com os grupos de meios foi enviada para nove Juízes (experts em judô com conhecimentos teóricos sobre treinamento esportivo). Esses Juízes avaliaram por meio de uma escala tipo Likert de 1-5 pontos, três indicadores de validade de conteúdo: a clareza de linguagem, a pertinência pratica e a relevância teórica de cada um dos grupos de meios de treinamento. Além disso, os Juízes escolheram a dimensão pertencente à de cada um dos grupos de meios. O coeficiente de validade de conteúdo foi utilizado como ferramentas para verificar estatisticamente os valores atribuídos pelos Juízes aos três indicadores. O coeficiente de Kappa de Cohen foi utilizado para verificar a intensidade da concordância entre os Juízes na escolha da dimensão. Os resultados estatísticos encontrados para os três indicadores e para a dimensão dos grupos de meios, estão de acordo com os parâmetros estabelecidos pela literatura científica que assegura a validação de conteúdo do catálogo. De acordo com esses resultados a validade de conteúdo desse catálogo foi estabelecida, e esse instrumento está teoricamente pronto para ser utilizado por treinadores de judô como referencial teórico tanto no planejamento quanto no registro do treinamento.
Abstract: Many coaches are guided by empirical evidence of training means specificity at the moment of selection stimuli that are executed by the athletes during the training routine. The utility of an instrument scientific elaborated may allow coaches identify the specificity of a stimulus and also contribute to the load registration. The objective of this study was elaborate, coding and content validating a catalog of judo training means. Initially, five experts coaches in judo described during and semi-structured interview what exercises are used during the judo training. The exercises were transcribed into a sheet and grouped according to its similarity e combined with training methods, generating seventy six groups of training means. The sheet was sent to nine Judges (experts in judo with theoretical knowledge in overall sports training. The Judges evaluated by a Likert Scale with 1-5 points, three indicators of content validity: clarity of language, the practical pertinence and the theoretical relevance of each groups of training means. Besides that, the Judges had chosen the dimension of each group of training means. The coefficient of content validity was used as tool to statistically measure the values found for the three indicators. The coefficient of Kappa of Cohen was used to verify the agreement concordance intensity between Judges throughout the dimension chosen. The statistical results found for each indicator and for the dimension are in agreement with the scientific literature, what ensure the content validity of this catalogue. According to its results the content validity of this catalogue was established, moreover, this instrument are ready to be used by judo coaches as theoretical guide during planning and training registration.
Asunto: Judo Treinamento técnico
Judo Treinadores
Judô Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQWJQW
Fecha del documento: 29-jun-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_oficial.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.