Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQXFKL
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O Programa De Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) em Minas Gerais: interfaces entre práticas avaliativas e currículo de História no Ensino Médio
Authors: Alex de Oliveira Fernandes
First Advisor: Suzana dos Santos Gomes
First Referee: Paulo Agostinho Nogueira Baptista
Second Referee: Rosemary Dore Heijmans
Abstract: O objetivo deste trabalho foi investigar o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), implementado pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), identificando as suas implicações nas práticas de ensino de História. Pretendeu-se analisar as concepções teórico-metodológicas de avaliação e de ensino-aprendizagem que norteiam o programa e os modos de uso de avaliação nas práticas docentes no Ensino Médio. Como procedimento metodológico foram adotadas a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores de História, a observação do uso de avaliações, a análise de conteúdo de matrizes curriculares e de itens de teste de provas geradas pelo PAAE, e que são aplicadas nas escolas. Adotou-se como categoria de análise a abordagem sociológica da avaliação com base nas contribuições de Afonso (2009), na busca de interfaces no debate contemporâneo sobre a relação entre avaliação, currículo e trabalho docente. Nessa perspectiva, a avaliação torna-se campo privilegiado de investigação que permite a análise de nexos existentes nos sistemas e modelos de regulação estatal, nas modalidades vinculadas às concepções pedagógicas, contextos e conjunturas políticas e socioeconômicas. Os resultados indicam que o discurso das vantagens e benefícios promovidos pelos sistemas e programas de avaliação pautados no modelo de gestão educacional inspirado em accountability, tende a ocultar a complexidade intrínseca ao campo da didática, ao processo ensino-aprendizagem, em favor de concepções reducionistas de ensino, de viés tecnicista, desconsiderando a pluralidade de conceitos e a dimensão multifacetada do currículo e das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Especificamente em relação ao PAAE, observou-se uma contradição entre o anúncio do caráter inovador dos itens utilizados como recurso pedagógico e a presença hegemônica de questões tradicionais da disciplina de História. Evidenciou-se que tal procedimento contribui para a manutenção de posturas conservadoras nas práticas de avaliação, em detrimento da modalidade formativa anunciada. A observação das práticas de uso do programa pelos professores demonstra que, como política pública, o PAAE não tem alcançado os resultados almejados pelos gestores e idealizadores. Observou-se ainda, a distância entre o dito e o feito sobre a concepção de avaliação formativa no Ensino Médio. O programa instaurou a cultura de testes padronizados, limitando a perspectiva curricular presente no Currículo Básico Comum (CBC) da disciplina de História.
Abstract: The main goal of this study was to investigate the Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) [Evaluation Program of School Learning], implemented by Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) [Minas Gerais Department of Education], identifying its implications on the practices of History teaching. We intended to get to analyze the theoretical-methodological conceptions of evaluation and teaching-learning that guide the program and the ways of use of evaluation at the teaching practices of High School. As methodological approach we have adopted literature, documental and field review, which consisted of questionnaire application to History teachers, the observation of the use of evaluations, the analysis of content from curricular matrixes and of test items from exams generated by PAAE, and that are applied on the schools of the public state education system. We adopted as analytical categories the sociological approach of evaluation based on the contributions of Afonso (2009), in the search for interfaces on the contemporary debate on the relationship between evaluation, curriculum and teacher work. Under this perspective, evaluation becomes a privileged investigation field that allows for the analysis of nexus existent on the systems and models for state regulation, on the modalities bind to pedagogical conceptions, contexts and political and socioeconomic conjunctures. The results evince that the discourse of advantages and benefits promoted by the systems and evaluation programs lined on the educational management model inspired by accountability tends to hide the complexity intrinsic to the field of didactics, to the teaching-learning process, in favor to the reductionist conceptions of teaching, of a technicalist bias, disregarding the plurality of concepts and the multifaceted dimension of curriculum and of the practices of evaluation of school learning. Specifically in relation to PAAE, we have observed a contradiction between the announcement of the innovator character of the items used as pedagogical resource and the hegemonic present of traditional questions of History matter. We observed that such procedure have contributed to the maintenance of conservative postures on the evaluation practices, in detriment of the formative modality announced. The observation of the practices of use of the program by the teachers show that, as a public policy, PAAE has not achieved the results expected by the managers and idealizers. We also observed the distance between said and done about the conception of formative evaluation on High School. The program installed the culture of standardized tests, limiting the curricular perspective present on Currículo Básico Comum (CBC) [Common Basic Curriculum] of History matter.
Subject: Historia Estudo e ensino
História (Ensino médio) Currículos Avaliação
Educação
Ensino médio Avaliação Minas Gerais
Educação e Estado Minas Gerais
Políticas públicas Educação Minas Gerais
Avaliação educacional Minas Gerais
Currículos Avaliação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQXFKL
Issue Date: 28-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alex_disserta__o_completa_fae.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.