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Type: Dissertação de Mestrado
Title: As representações sociais dos professores de Geografia sobre a questão ambiental
Authors: Marcia Andreia Nogueira Magalhaes
First Advisor: Rosalina Batista Braga
First Referee: Silvania Sousa Nascimento
Second Referee: Heloisa Soares de Moura Costa
Abstract: Este estudo objetivou analisar como o conhecimento científico da geografia nos seus diferentes aspectos históricos, especialmente os que se relacionam ao entendimento da paisagem de uma bacia hidrográfica, é assimilado e transformado em conhecimento comum, usual, espontâneo quando os professores dessa disciplina que atuam no ensino fundamental e médio da rede pública estadual no município de Belo Horizonte, abordam a questão ambiental. O conceito de representação social utilizado nesta dissertação se refere a modalidade particular do conhecimento, o saber do senso comum, constituído por um conjunto de informações, crenças, opiniões e atitudes partilhadas por um grupo a respeito de um dado objeto social. Neste sentido, procura-se neste trabalho levantar elementos que permitam analisar o contexto sócio-histórico da questão ambiental, em que se situam as representações sociais que um grupo de docentes de geografia faz dessa questão, tomando como referência a paisagem da Bacia Hidrográfica, onde esses professores atuam como profissionais do Ensino Fundamental e Médio. O estudo de natureza quantitativo-qualitativa, os dados foram coletados em duas fases, distintas e associadas entre si, ou seja, uma de período exploratório e outra de investigação focalizada: 1a foi feita a investigação, seleção e coleta de informações contidas em documentos oficiais que permitiram selecionar os sujeitos para esta pesquisa e estabelecer uma analise documental, em que pode-se levantar elementos significativos que ajudaram a caracterizar os contextos históricos em que se situam a emergência da questão ambiental no período de 1945 2000, em nível internacional e nacional e que pudessem dar subsídios a analise dos dados levantados na segunda etapa dessa pesquisa; a 2a foi realizada com um grupo de 10 professores de geografia que desenvolvem projetos ou atividades abordando a questão ambiental em suas atividades docentes. Esse grupo foi dividido em dois subgrupos. O 1o grupo com 05 professores que participaram dos cursos de formação continuada oferecidos pelo Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio das Velhas, realizado em Belo Horizonte, em 1998 (2o grupo) e outro com 05 professores que não participaram desse curso (1o grupo). Na segunda fase da pesquisa os dados foram levantados pela pesquisadora, através de quatro técnicas aplicadas em três momentos: no 1o foi aplicado um questionário para o levantamento do perfil sóciocultural do entrevistado e a técnica da associação-livre; no 2o foi utilizada a técnica das escolhas-hierarquizadas-sucessivas; e no 3o a técnica das entrevistas semiestruturadas para a verificação da centralidade do núcleo das representações feitas pelos professores e testar os resultados obtidos nas fases anteriores. A partir da análise dos dados foi possível chegar a algumas hipóteses e questões sobre as representações da questão ambiental no contexto da paisagem de uma bacia hidrográfica construídas pelos professores de geografia. A primeira hipótese diz respeito a possíveis vínculos entre os contextos socioculturais da história de vida escolar e profissional; a formação inicial e continuada na educação superior; o conhecimento produzido entre a prática do conhecimento construído durante a graduação em geografia ou estudos sociais e de novos estudos que vão sendo construídos através do exercício das habilidades e competências profissionais que essa formação confere; as condições de trabalho; e a construção de conteúdos cognitivos e simbólicos no processo de objetivação e ancoragem das representações sociais dos professores investigados nesta dissertação. Os resultados levantados com a técnica das associações-livres, revelaram que a representação da questão ambiental construídas pelos professores do 1o grupo, são diferentes das construídas pelos professores do 2o grupo. Essas diferenças podem ser atribuídas, tanto ao fato de que suas representações foram elaboradas a partir de conteúdos cognitivos e simbólicos, objetivados e ancorados em informações, crenças, falas e vivências, diferentes, e próprios de seu lugar social e de sua posição como mediador do processo de produção do conhecimento sobre a abordagem geográfica da questão ambiental. Um outra hipótese esta relacionada a questão da estabilidade profissional que revelaram como as condições de trabalho do professor, no que diz respeito, especialmente ao tempo e aos espaços que o exercício dessa profissão ocupam em suas realidades cotidianas. Assim, no 1o grupo, em que a maioria dos professores não possui ainda uma estabilidade profissional e o tempo de exercício de docência é menor, levantou-se que esses apresentam em suas representações da questão ambiental uma maior polissemia de elementos periféricos em torno do núcleo central, ou seja, foram encontrados elementos periféricos constituídos pelos valores semânticos que: atribuem sentido de ato ou efeito de se ter uma atitude diante de; atribuem sentido de qualidade do que é; tem sentido de atributo, condição das coisas ou das pessoas; atribuem sentido de espaço; atribuem sentido de qualidade de integração; atribuem sentido de ação; atribuem sentido de qualidade do conhecimento; atribuem sentido de coletividade. No 2o grupo, os dados levantados demonstram que o conteúdo das associações feitas pelos professores desse grupo, tem-se na maioria das evocações elementos semânticos que podem ser agregados dentro de categorias que expressam um conhecimento mais abstrato e valorativo em relação à questão ambiental, sendo também, as evocações (associações) desses professores menos polissêmicas e, consequentemente, mais estáveis se considerarmos a pouca variação encontrada nos resultados da hierarquização dada aos conteúdos cognitivos e valorativos evocados. Isso, também foi evidenciado no sistema periférico de suas representações, em que os elementos hipotetizados como seus periféricos da representação da questão ambiental são compostos por elementos semânticos que atribuem: sentido de coletividade; atribuem sentido de valor moral e ético; elementos que atribuem sentido de qualidade do conhecimento; atribuem sentido de qualidade ou caráter; da natureza em si.
Abstract: This work aims to analyse how geographic scientific knowledge, in its many different historical aspects, particularly those related with landscape and hydrographic basin understanding, is absorbed and transformed in common, usual, day to day, spontaneous knowledge, as teachers of that discipline, that works in the Public School System, in both, fundamental and medium levels, in the city of Belo Horizonte, (State of Minas Gerais), take the environmental issue. The social representation concept used in this work is referred to a particular kind of knowledge, the common sense knowledge, formed by a set of information, beliefs, opinions and attitudes shared by a particular group, regarding a given social object. (Moscovici, 1978). In this way it is tried, in this work, to enlist the elements that could enable us to analyse the social-historical context relative to the environmental issue, in which the social representation of a particular geography teachers group stands, taking as reference the hydrography-basin landscape, where these particular teachers work as professional teachers of Geography at the fundamental and medium level. Therefore our focus in this dissertation aims at the individual knowledge that these professionals of Geography teaching possessed about the environmental issue, specifically from a hydrography basin landscape point of view. The pertinent data was raised and collected from a sort of samples using their own speeches, which was stimulated by certain questions that had been purposefully posed before them. Do these speeches, by this token, represent whether the scientific knowledge acquired by the professional teachers trough their academic formation in Geography or those acquired in other specialization (graduate) courses? By the other hand, do they show, in these speeches, basically the common sense knowledge, that had been acquired alongside the social context that they naturally had been through during their own lives, as teachers? Or yet, is this awareness the confluence of academic knowledge, in one hand, and common sense, in the other? From the collected data it was possible to raise some hypothesis and pose some questions about certain environmental representations within the hydrography basin context, formulated by the Geography teachers, as such. At first it is suggested that there is a possible link between the social- cultural history of each individual and his academic development. There might also be that some connections exists linking the academic formation and knowledge and the praxis of each individual life as teachers and at the same time as social actors within his own community. The work conditions and the building of new or symbolic knowledge contends may be intertwined, as well, as is strongly suggested by the answers gathered all along the study.
Subject: Educação ambiental
Geografia Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
Representações sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQXFUJ
Issue Date: 22-Sep-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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