Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5G9X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nigel Pelham de Leighton Brookept_BR
dc.contributor.referee1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee2Luis Antonio Fajardo Pontespt_BR
dc.creatorEduardo de Almeida Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:43:36Z-
dc.date.available2019-08-13T11:43:36Z-
dc.date.issued2016-07-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5G9X-
dc.description.abstractThe research described in this master's dissertation in education aims to investigate the implications of public policies to promote reading and writing on the teaching of mathematics in the early years of elementary school. The study has its origin in concerns arising from the unsatisfactory levels of mathematics achievement in this phase of elementary schooling, as revealed by large-scale external assessment. In addition, interest in the proposed topic was also based on results from the GERES Research Project (Longitudinal Study of School Generation 2005) that showed a fall in the rate of growth in performance at the end of the first three years of elementary education in public schools. The participants in the present study are teachers in the early years of elementary school of the Municipal Education System of Teixeira de Freitas, Bahia. To carry out the research, we adopted a primarily quantitative approach with the use of interview and questionnaire. The theoretical foundation comes from the contributions of authors who discuss public policies, external evaluations and the teaching of mathematics. On the basis of the results, it was observed that teachers give importance to external evaluations as tools to point out what needs to be improved in relation to the students´ performance and help guide the planning of educational activities. However, with regard to public literacy policies, it was found that teachers give priority to reading and writing at the expense of mathematics teaching. This research exposes the urgent need that teachers and administrators make sufficient and effective investment in the early years of elementary school, specifically in mathematics teaching. This is research that will contribute to strengthening the production of knowledge in the field of education, in particular for the teaching of mathematics and the growth of the debate on childrens right to a quality education, based on global and not segmented knowledge.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa descrita neste trabalho de mestrado em educação tem como objetivo investigar as implicações das políticas públicas de alfabetização no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho tem sua origem em inquietações relativas aos resultados insatisfatórios de aprendizagem em Matemática nessa fase do ensino fundamental revelados por avaliações de desempenho de larga escala. O interesse pelo tema proposto também se baseou em resultados da Pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005) que constatou uma queda no ritmo de crescimento do desempenho geral em Matemática ao final da fase de alfabetização na rede pública de ensino. Os sujeitos participantes da presente pesquisa são professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Teixeira de Freitas, Bahia. Para realizarmos a investigação, adotamos uma abordagem principalmente quantitativa, com a aplicação de questionário. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem políticas públicas, avaliações externas e o ensino de Matemática. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, observou-se que os professores destacam as avaliações externas como um instrumento que aponta o que precisa ser melhorado em relação ao desempenho dos alunos e ajuda a orientar no planejamento das atividades pedagógicas. No entanto, no tocante às políticas públicas de alfabetização, ficou comprovado que os docentes priorizam mais a leitura e a escrita em detrimento do ensino da Matemática. Esta pesquisa propõe aos docentes e gestores a premente necessidade de investimento, de modo suficiente e eficaz, nos primeiros anos do ensino fundamental, especificamente no ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa que contribuirá para o fortalecimento da produção de conhecimento na área da educação, em particular, para o ensino da Matemática e para o crescimento do debate sobre a garantia do direito à educação de qualidade, visando um conhecimento global e não segmentado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectPolíticas de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem em matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatematica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleO ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: implicações das políticas de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado.pdf4.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.