Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
Authors: Tatyane Andrade Almeida
First Advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Referee: Ivete Lara Camargos Walty
Second Referee: Aracy Alves Martins Evangelista
Third Referee: Carlos Augusto Novais
Abstract: Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância.
Abstract: This research falls into the education and language field, and its intent is to explicit the mediation conditions intrinsic to the illustrated book. The corpus of analysis consists on literary works awarded by the National foundation of childrens and youth books FNLIJ on childrens category. It bases on the studies about childrens literature and, more specifically, about the picturebook, represented by the researchers Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) and Linden (2011). It utilizes concepts of literary theory and social semiotics, such as intertextuality, multimodality, style and metafiction, besides categories based on thematic definitions and literary genre - constructs of the contemporary production of literary works for childhood, which guides the analysis. We assume that the childrens picturebook establishes itself as a complex work in which the reading and signification process crosses different dimensions: material, verbal and visual. The highlighted categories, in turn, evidence the way that such dimensions have been used by writers and illustrators, and how the resultant effects promote changes on the mediation possibilities of the contemporary illustrated books. On these terms, the mediation of reading, understood as a large process of readers development, must be based on the understanding of the literary work as a whole, not by isolated aspects, such as practices of mediated readings which suppress a careful analysis of the illustration, the materiality of the book and the paratextual information. It was observed a fluidity of concepts on the Children category, among the diversity of the awarded books, and the childrens picturebook has been establishing itself in continuous dialogue with different medias and fields of cultural production, which amplifies the possibilities of signification - not only of the literary works studied, but also of larger artistic and cultural contexts, encouraging the development of more qualified readers since childhood.
Subject: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil)
Livros ilustrados para crianças
Educação
Literatura infanto-juvenil
Livros e leitura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4
Issue Date: 8-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf5.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.