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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Eu sou essa! Eu sou esse!: corpos, perspectivas e minúcias teatrais na pequena infância
Autor(es): Bruno Pontes
Primeiro Orientador: Isabel de Oliveira e Silva
Primeiro membro da banca : Maria Cristina Soares de Gouvea
Segundo membro da banca: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Vânia de Fatima Noronha Alves
Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender as experiências de meninas e meninos de 04 anos, presentes em uma Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Caracterizando-se a Educação Infantil como etapa em que o cuidado das crianças é compartilhado entre família e escola, intentou-se obter um olhar sensível da perspectiva corporal das crianças. Partimos da compreensão de que a experiência estética já está presente no corpo desde a pequena infância. Entendemos que a expressão de crianças pequenas deveestar presente no pensamento artístico e cultural observando seus sentimentos e desejos. Esta pesquisa utilizou de uma abordagem qualitativa, valendo-se da observação participante. Além disso, utilizamos práticas embasadas na pesquisa-ação, realizando 10 atividades teatrais com as crianças. Utilizamos instrumentos como diário de campo, fotografias, filmagens e desenhos das crianças conjugados à oralidade, a fim de compreender como elas percebiam suas presenças na UMEI. A perspectiva teórica sustentou-se em autores dos Estudos da Infância (ARROYO, 2012; GOUVÊA, 2011. QVORTRUP, 2010; SARMENTO, 2008; VIGOSTKI, 2008) e das artes (LEHMANN, 2007; SCHILLER, 1963). As categorias de análise para compreensão do contexto da UMEI foram: tempo, espaço, ambiente e as relações criança-criança e adultocriança. Para a análise teatral, focalizamos os signos corpo, espaço, tempo e materialidade. Este agrupamento foi realizado pensando-se nas formas de participação e expressão dacriança na Instituição. Como resultados, podemos afirmar que os modos de participação da criança pequena na rotina de uma UMEI, ainda que de forma indireta ou não intencional, podem ser entendidoscomo momentos de criatividade. Percebemos que mesmo em contexto institucionalizado, as crianças realizam ações próximas aos conceitos do teatro pós-dramático. Apesar de a intenção artística não estar presente enquanto conceitos formados nas crianças ou na instituição, épossível realizarmos tais atividades visando um cuidado estético e expressivo.
Abstract: This study aims to understand and analyze the experiences of 04 years-old childrens in a Municipal Unit of Early Childhood Education in Belo Horizonte. Characterizing early childhood education as a stage in the care of children is shared between family and school, an attempt to obtain a sensitive-looking under the perspective of childrens body. Linking them to the concepts of theater and aesthetics, we understand that the aesthetic experience is already present in the body from early childhood. We understand that the expression of small children must be present in the artistic and cultural thought in a attentive and participatoryway, watching your feelings and desires. This research used a qualitative approach, using the participant observation. We use informed practices in action research, performing 10 activities. We used tools as diary, photographs, films and drawings childrens conjugated to orality in order to understand how they perceive their presence in UMEI. The theoretical perspective is sustained in authors of the Childhood Studies (ARROYO,2012; GOUVÊA, 2011. QVORTRUP, 2010; SARMENTO, 2008; VIGOSTKI, 2008) and the arts (LEHMANN, 2007; SCHILLER, 1963). The analysis categories of UMEI permeated issues of time, space, environment and child-child relationships and adult-child. For theatrical analysis we focus on the signs body, space, time and materiality. This grouping was made up thinking in the forms of participation and the child's expression in the institution. The results of the modes of participation of young children in the routine of a UMEI, albeit indirectly or unintentionally, from its forms of expression are seen as moments of creativity. We realize that even in the context institutionalized children perform actions close to the concepts of post-dramatic theater. Although the artistic intention not to be present asconcepts formed in children or in the institution, it is possible to realize such activities to an aesthetic and expressive care.
Assunto: Linguagem corporal
Educação
Educação de crianças
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5HZE
Data do documento: 15-Jul-2016
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