Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5JP5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Luiza de Quadrospt_BR
dc.creatorFranciane Cristina Toledo Bastospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T04:07:55Z-
dc.date.available2019-08-11T04:07:55Z-
dc.date.issued2016-07-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5JP5-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the contribution of the University-School projects to the improving of classroom practices of Basic Education teachers who participate in these projects. Therefore we seek to identify the teaching strategies used by teachers to teach Chemistry as well as how and when the teachers incorporated these strategies, and analyze if the participation of the teachers in the project assists them in the transformation of their practice, facilitating the internalization of teaching and learning contemporary trends. To have a panoramic view of the contribution of the projects to the continuing education of the teacher, we used a questionnaire which was answered by nine participating teachers from four different projects at UFMG. We also selected two teachers to investigate the lessons that they develop at their schools, using as criteria their greater involvement in the projects. For this, we used three data collection instruments: shooted lessons, field notes and interview. We filmed and analyzed a total of thirteen classes, being five of teacher Meire and eight of teacher Vanderleia. To facilitate the analysis of these classes, we segmented them into episodes and analyzed each of them, looking for those that showed evidence of ownership of some teaching and learning contemporary trends. Data analysis revealed that teachers use some strategies in their classes, in line with what has been discussed by the expert community as facilitators of learning processes. From the speech of the teachers during the interviews, we understand that participation in the project helped them absorb certain strategies and expand the use of some others. Although the teachers have described some strategies as "their way of teaching" and reported they had used them before joining the University- School projects, they showed more confidence for they know the way they work is validated by the university. Thus, we understand that the University- School interaction projects have contributed to the formation of the housemasters, helping to improve their practice, increasing the absorbing of contemporary trends in teachingand learning even when this is not the main focus of the projects. We believe that the supervising teachers continuing education needs to be a point of discussion and constant reflection upon these projects in order to contribute to the formation not only of licensed professionals, but of all involved, such as the supervising teacher.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições dos projetos Universidade-Escola na melhoria da prática de sala de aula dos professores da Educação Básica participantes desses projetos. Para tanto buscamos identificar as estratégias didáticas usadas pelo professor ao ensinar Química; identificar como e quando o professor se apropriou dessas estratégias; e analisar se a participação do professor nos projetos o auxilia na transformação da sua prática, facilitando a apropriação de tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. Para um olhar mais panorâmico sobre a contribuição dos projetos na formação continuada do professor, utilizamos de um questionário. Ele foi respondido por nove professores participantes de quatro diferentes projetos da UFMG. Com ele, selecionamos duas professoras para investigar as aulas que desenvolvem nas escolas, usando como critério o maior envolvimento com o projeto. Para isso, utilizamos três instrumentos de coleta de dados: filmagem de aulas, caderno de campo e entrevista. Filmamos e analisamos um total de treze aulas, sendo cinco da professora Meire e oito da professora Vanderleia. Para facilitar a análise segmentamos essas aulas em episódios e analisamos cada um deles, buscando aqueles em que havia indícios de apropriação de alguma das tendências contemporâneas de ensino. A análise dos dados revelou que as professoras utilizam algumas estratégias em suas aulas, como facilitadores dos processos de aprendizagem, em consonância com o que tem sido discutido na comunidade especializada. Compreendemos na fala das professoras, durante as entrevistas realizadas, que a participação no projeto auxiliou na apropriação de determinadas estratégias e na ampliação da utilização de algumas outras. Embora as professoras tenham descrito algumas estratégias como sendo sua maneira de ensinar e que já as utilizavam antes de participar dos projetos Universidade/Escola, elas demonstraram mais segurança no trabalho, pois viram a sua forma de trabalho ser validada pela Universidade. Dessa maneira entendemos que os projetos de interação Universidade-Escola têm contribuído para a formação do professor supervisor, auxiliando na melhoria da sua prática, ampliando a apropriação das tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. E mesmo que esse não seja o foco principal dos projetos, acreditamos que a formação continuada do professor supervisor precisa ser um ponto de discussão/reflexão constante nesses projetos, de forma a contribuir para a formação não só do licenciando, mas de todos os envolvidos, como o professor supervisor.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor supervisorpt_BR
dc.subjectProjetos Universidade-Escolapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherComunidade e universidadept_BR
dc.subject.otherProfessores de quimicapt_BR
dc.titleContribuição dos projetos universidade-escola na prática dos professores de química da educação básicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciane_cristina_toledo_duarte.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.