Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREG8M
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Educação filosófica por meio de experimentações sensíveis
Authors: Ana Luiza Souza Ribeiro
First Advisor: Renata Pereira Lima Aspis
First Referee: Marina Marcondes Machado
Second Referee: Vinicius da Silva Lirio
Abstract: Esta dissertação pretende utilizar principalmente da filosofia de Deleuze e Guattari para indicar um ensino de filosofia no Ensino Médio por meio de experiências sensíveis. Experimentar as aulas como rizoma, como resistência, como cartografia. Vamos testar como produto da dissertação a construção de um pequeno livreto de nota, ferramenta e inspiração para outros professores de filosofia. As aulas enquanto experiências sensíveis, na tentativa de fazer filosofias a partir de questões colocadas pelos alunos e com auxílio da sensibilidade estética inventar pensamentos e conceitos para lidar com essas questões. Temos por objetivo apresentar exemplos e inspirar caminhos para professores de filosofia, utilizando a aprendizado sensível como forma de resistência aos modelos pedagogizados tão difundidos no contexto escolar. A educação estética é uma atividade de reflexão que possibilita o acesso aos conteúdos e fundamentos do conhecimento; evidenciar o conceito de estética apontando sua relação com a prática pedagógica. O ensino a partir da educação estética, a percepção e sensibilidade, proporcionando a oportunidade de decifrar o mundo. É importante ressaltar que essa reflexão não envolve só a estética e a arte, mas também a educação e suas construções, relacionadas às suas vivências, processos de formação, aspectos estéticos dos conhecimentos produzidos através da filosofia. Desta maneira, podemos perceber que a educação não deve se reduzir à transmissão de informações ou se restringir à construção de conhecimento para chegar à compreensão; o processo também passa pelo sentir.
Abstract: This dissertation intends to use mainly of the philosophy of Deleuze and Guattari to indicate a philosophy teaching in the High School through sensible experiences. Try the classes as rhizome, as resistance, as cartography. Let us test like a product of the dissertation the construction of a small note booklet, tool and inspiration for other philosophy teachers. The classes as sensitive experiences, in the attempt to make philosophies from questions posed by students and with the help of aesthetic sensibility to invent thoughts and concepts to deal with these issues. We aim to present examples and inspire paths for teachers of philosophy, using sensitive learning as a form of resistance to pedagogizados models so widespread in the school context. Aesthetic education is an activity of reflection that allows access to the contents and foundations of knowledge; to highlight the concept of aesthetics by pointing out its relation with pedagogical practice. Teaching from aesthetic education, perception and sensitivity, providing the opportunity to decipher the world. It is important to emphasize that this reflection not only involves aesthetics and art, but also education and its constructions, related to their experiences, formation processes, aesthetic aspects of the knowledge produced through philosophy. In this way, we can realize that education should not be reduced to the transmission of information or restricted to the construction of knowledge to arrive at understanding; The process also passes through the feeling.
Subject: Professores de filosofia Formação
Educação
Experiência
Filosofia Métodos de ensino
Filosofia Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREG8M
Issue Date: 16-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ana__def_.pdf722.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.