Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGJ3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sobre a linguagem dos professores nas aulas de matemática: práticas de uma professora do sexto ano de uma escola pública
Autor(es): Rubens do Porto Seabra
Primeiro Orientador: Airton Carriao Machado
Primeiro membro da banca : Teresinha Fumi Kawasaki
Segundo membro da banca: Filipe Santos Fernandes
Terceiro membro da banca: Samira Zaidan
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos conhecer como a linguagem verbal, mobilizada por uma professora de Matemática em uma sala de aula de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, pode favorecer a aprendizagem e participação dos estudantes. Utilizamos como principal referencial teórico um artigo de Candia Morgan (1996), que analisa textos matemáticos escritos e que destaca que as relações entre autor e leitor podem ser considerados através do uso de pronomes pessoais, uso de vocabulário matemático especializado e formas convencionais de linguagem (como imperativos e expressões de certeza e autoridade). Observamos que essas três categorias também estavam presentes nas interações verbais da sala de aula entre a professora e seus alunos. Para a coleta dos dados, utilizamos notas de campo e gravações em áudio e vídeo. Selecionamos cinco tipos diferentes de aulas, transcrevemos seus conteúdos e identificamos alguns momentos, chamados de episódios, em que os elementos das categorias descritas por Morgan (1996) estiveram presentes de forma marcante. No total, identificamos e numeramos 49 episódios. Como resultado das análises desses episódios, observamos que a professora utiliza bastante os pronomes pessoais para convidar os alunos para participar mais de suas aulas. Obervamos também que a professora faz uso da linguagem especializada da Matemática, mas antes, como estratégia de comunicação e antecipando possíveis dificuldades no entendimento desta linguagem, utiliza vários artifícios de associação familiares aos alunos, de forma a facilitar a compreensão destes. Observamos ainda, que a professora utiliza algumas formas convencionais de linguagem de forma suavizada, com os significados das expressões de certeza e imperativos esclarecidos previamente aos alunos. Apresentamos como produto educacional um material reflexivo para os professores, para auxiliá-los a tomar decisões conscientes em relação às práticas linguísticas em sala de aula de modo a favorecer a participação ativa de seus alunos.
Abstract: In this research, we sought to know how the verbal language, mobilized by a Mathematics teacher in a sixth grade classroom of the Elementary School of a public school can favor student learning and participation. We use as main theoretical reference an article by Candia Morgan (1996), which analyzes mathematical texts and emphasizes that author-reader relations can be considered through the use of personal pronouns, use of specialized mathematical vocabulary and conventional forms of language (like imperatives and expressions of certainty and authority). We observed how these three categories were present in the verbal interactions of the classroom between the teacher and her students. For data collection, we use field notes and audio and video recordings. We selected five different types of classes, transcribed their contents and identified some moments, called episodes, in which the elements of the categories described by Morgan (1996) were present in a remarkable way. In total, we identified and numbered 49 episodes. As a result of the analysis of these episodes, we observed that the teacher uses a lot of personal pronouns to invite students to participate more in their classes. We also note that the teacher makes use of the specialized language of Mathematics, but rather, as a communication strategy and anticipating possible difficulties in understanding this language, she uses several association devices familiar to the students, in order to facilitate their understanding. We also observe that the teacher uses some conventional forms of language in a soft way, with the meanings of the expressions of certainty and imperatives clarified previously to the students. We present as an educational product a reflective material for the teachers, to help them make conscious decisions regarding the linguistic practices in the classroom in order to favor the active participation of their students.
Assunto: Matemática (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de matemática Formação
Educação
Ensino fundamental
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGJ3
Data do documento: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.