Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHSS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
Autor(es): Leonardo Vinicios Kopke da Rocha
primer Tutor: Betania Goncalves Figueiredo
primer miembro del tribunal : Jezulino Lucio Mendes Braga
Segundo miembro del tribunal: Suzana dos Santos Gomes
Resumen: Esta pesquisa tem por objeto a inserção da visita aos museus históricos como possibilidade didática no ensino de História. Trata-se de uma proposta do tipo hipotético-dedutiva, na qual é apresentada uma hipótese e, por meio da dedução, verifica-se sua comprovação ou não. A hipótese indicada enuncia que algumas temáticas do currículo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da disciplina de História são exemplos que, relacionados com os acervos do Museu Mineiro localizado na cidade de Belo Horizonte, apresentam possibilidades de construção de ações educativas para os docentes explorarem de modo diversificado os conteúdos da disciplina. Acredita-se que, assim, os professores sejam capazes não só de contribuir para o melhor aproveitamento do ensino de História, mas também de gerar reflexões e aprendizagens que estão além dos limites da sala de aula. Por meio de um painel discursivo realizado entre professores de História que atuam no ensino público nos anos escolares indicados foram colhidas informações e propostas para a criação de um blog que oriente e contribua para o processo de ensino-aprendizagem com práticas formais e informais que podem ser exploradas nas visitas ao museu. A análise foi embasada na pedagogia sociocultural de Paulo Freire, que entende que os professores atuam como agentes mediadores no processo de educação. Para compreender o ensino de História nos museus, a pesquisa busca práticas educativas já realizadas nas obras de Francisco Régis Lopes Ramos.
Abstract: This research aims to discuss the insertion of museums as didactic possibility in the teaching of History. This is a hypothetical-deductive type of proposal, in which a hypothesis is presented and, by means of deduction, its proof is verified. The hypothesis indicated that some themes of the curriculum of the 6th to 9th year of elementary school in the discipline of History are examples that, related to the collections of the Mineiro Museum located in the city of Belo Horizonte, present possibilities of construction of diverse scripts for teachers of this discipline, Capable not only of contributing to the best use of History teaching, but also generating reflections and learning that are beyond the limits of the classroom. Through a discursive panel made up of History teachers who work in public education in the indicated school years, information and proposals were collected for the creation of a blog that guides and contributes to the teaching-learning process through formal and informal practices that can be Explored on visits to the museum. The analysis was based on the sociocultural pedagogy of Paulo Freire, who understands that teachers act as mediating agents in the education process. To understand the teaching of History in museums, the research seeks educational practices already carried out in the works of Francisco Regis Lopes Ramos.
Asunto: Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Museus históricos Belo Horizonte (MG)
Historia Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHSS
Fecha del documento: 22-feb-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
texto_oficial_i.pdf2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.