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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os letramentos de empoderamento feminino negro: a educação de jovens e adultos e os processos de aprendizados na rede social Facebook
Autor(es): Kelly Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Analise de Jesus da Silva
Primeiro membro da banca : Ana Lúcia Silva Souza
Segundo membro da banca: Miria Gomes de Oliveira
Resumo: Os letramentos de empoderamento feminino negro, concebido a partir do uso da rede social Facebook na ação de valorizar a corporeidade da mulher; tendo esta o cabelo crespo como símbolo de luta, resistência e reexistência, é o tema desta pesquisa. Nosso objetivo geral foi de averiguar como a participação nos grupos e/ou comunidades que discutem a temática dos cabelos crespos, como símbolo identitário nesta na rede social, interfere no significado atribuído às identidades das mulheres negras inscritas na EJA ou que já passaram por ela. Enquanto particularidades relativas ao tema, propomo-nos a: identificar as situações de construção do conhecimento por educandas negras relativas à temática do cabelo afro-brasileiro; detectar a presença e a concepção de empoderamento feminino negro nos grupos e comunidades de Facebook; compreender os tipos de letramentos advindos da participação destas mulheres nos grupos/comunidades em relação à concepção do empoderamento; além de criar uma proposta de Plano de Curso e Sequência Didática para um curso de formação que aborde os letramentos e as tecnologias digitais destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando as relações étnico-raciais. Apresentamos como pressuposto indagações acerca da concepção do termo empoderamento. Para isso, utilizamos enquanto ponto de partida, perguntas como: qual significado da apropriação do empoderamento pelas participantes dos grupos e comunidades de Facebook? O empoderamento feminino negro é uma categoria ou parte de um processo emancipatório? E como os letramentos do empoderamento feminino negro interferem no processo de aprendizado na EJA? Os arcabouços que sustentaram a pesquisa foram: Gomes (2003,2008,2011), que trabalha as questões sobre a estética do corpo negro e sua relação social em ambiente escolar e não escolar; Hooks (2005, 2015), que trata sobre a relação da mulher negra com o cabelo crespo; Hall (2000, 2011), que debate - as concepções de sujeito e Souza (2011), que observa os Letramentos de Reexistência e Resistência (de quê? De quem? Da mulher negra?). Assim, como metodologia, utilizou-se a Netnografia - uma forma específica de etnografia adaptada às particularidades do mundo virtual, que auxiliou na compilação, seleção e análise de dados advindos de postagens de imagens, textos, curtidas e comentários publicados nos fóruns dos grupos e comunidades que retratam os temas de empoderamento e corporeidade negra. A compreensão do sentido, a importância do empoderamento e suas implicações perante a sociedade e às relações opressoras, resultaram na construção do conceito de Letramentos de Empoderamento Feminino Negro.
Abstract: The black feminine empowerment literacy, designed from the use of the social network Facebook in the action of valuing the corporality of women; Having curly hair as a symbol of struggle, resistance and reexistence, is the theme of this research. Our general objective was to investigate how participation in groups and / or communities that discuss curly hair as an identity symbol in the social network interferes with the meaning attributed to the identities of black women enrolled in the EJA or who have passed through it. While particularities related to the subject, we propose to: identify the situations of knowledge construction by blackeducators related to Afro-Brazilian hair; Detect the presence and conception of black female empowerment in Facebook groups and communities; Understand the types of literacy derived from the participation of these women in groups / communities in relationto the conception of empowerment; In addition to creating a proposal for a Course Plan and Didactic Sequence for a training course that addresses the digital literacy and technologies for Youth and Adult Education (EJA), addressing ethnic-racial relations. We present as presupposed questions about the conception of the term empowerment. To do this, we use as a starting point, questions such as: what is the meaning of the appropriation of empowerment by the participants of the groups and communities of Facebook? Is black female empowerment a category or part of an emancipatory process? And how do the literacies of black female empowerment interfere with the EJA learning process? The frameworks that supported the research were: Gomes (2003,2008,2011), who works on questions about the aesthetics of the black body and its social relation in school and non-school environment; Hooks (2005, 2015), which deals with the relationship of black women with curly hair; Hall (2000, 2011), which discusses the conceptions ofsubject and Souza (2011), which observes the Letters of Reexistence and Resistance (of what? Of who? Of the black woman?). Thus, as a methodology, Netnography was used -a specific form of ethnography adapted to the particularities of the virtual world, which assisted in the compilation, selection and analysis of data from postings of images, texts, tastings and comments published in the forums of the groups and Communities that portray the themes of empowerment and black corporeity. Understanding the meaning, the importance of empowerment, and its implications for society and oppressive relationships have resulted in the construction of the concept of Black Female Empowerment Letters.
Assunto: Facebook (Recursos eletrônicos)
Educação Relações etnicas
Educação
Negras Identidade racial
Tecnologia educacional
Educação de adultos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGDH
Data do documento: 17-Fev-2017
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