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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Patrimônio cultural e história local: a educação patrimonial como estratégia de reconhecimento e fortalecimento do sentimento de pertença à cidade de Contagem
Autor(es): Anderson Cunha Santos
primer Tutor: Bernardo Jefferson de Oliveira
primer miembro del tribunal : Rita Lages Rodrigues
Segundo miembro del tribunal: Betania Goncalves Figueiredo
Resumen: O trabalho buscou compreender como a ação educativa da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira Museu Histórico de Contagem, por meio do Programa de Educação Patrimonial Por Dentro da História, e como a experiência de professores no desenvolvimento de projetos de educação patrimonial motivaram estudantes das escolas do município de Contagem a conhecer a história local pelo viés do patrimônio cultural e a ressignificarem a relação de identidade com a cidade. Como resultado do processo de pesquisa, foi concebido o produto educativo: Decifrar a cidade: vivências em Educação Patrimonial: uma proposta de formação continuada para educadores interessados no uso da metodologia da educação patrimonial para estudo da história local. O texto apresenta reflexões sobre as narrativas e versões sobre a origem do município de Contagem, descreve o processo histórico de crescimento da cidade e os impactos na mudança do seu tecido urbano a partir da industrialização, constituindo uma cidade complexa e multifacetada. Faz ainda o relato da trajetória de construção do Programa de Educação Patrimonial Por dentro da História, apresentando as metas e objetivos da ação educativa da instituição museal. Ao conceber o uso do museu histórico e dos territórios do município como recursos educativos para o conhecimento da cidade, a pesquisa desperta a atenção para o alargamento das estratégias pedagógicas de professores; propõe a ampliação da noção de espaço educativo para além da escola; sugere agregar o potencial das manifestações culturais dos territórios do próprio município na construção do conhecimento; destaca a importância do debate sobre a gestão do patrimônio cultural e alerta para os riscos da espetacularização nas ações de preservação dos bens culturais das cidades; apresenta a sequência didática como opção de planejamento da prática docente e, por fim, faz a defesa da metodologia da educação patrimonial como processo de continuidade da ação educativa e de construção de outras vivências que potencializam o conhecimento da história das cidades.
Abstract: The article aimed to understand how the educational action of the House of Culture Nair Mendes Moreira Historical Museum of Contagem, through the Heritage Education Program "Por Dentro da História", and how the experience of teachers in the development of projects of patrimonial education motivated students from schools in the municipality of Contagem to know the local history by a bias of cultural heritage and to resignify the relation of identity with the city. As a result of the research process, was designed the educational product: Deciphering the city: life experiences in Heritage Education: a proposal for continuing education for educators interested in the use of the methodology of local history. The text presents reflections about the narratives and versions about the origin of the municipality of Contagem, describes the historical process of growth of the city and the impacts on the change of its urban fabric starting from industrialization, forming a complex and multifaceted city. It still makes the story of the trajectory of construction of the Heritage Education Program "Por Dentro da História", presenting the goals and objectives of the educational action of the museum institution. When designing the use of historical museum and the territories of the municipality as educational resources for the knowledge of the city, the research command the attention for the expansion of pedagogical strategies of teachers; proposes the enlargement of notion about the educational space beyond the school; suggests adding the potential of cultural manifestations of the territories of the city itself in the construction of knowledge; highlights the importance of the debate about the management of cultural heritage and alert to the risks of the "spectacularization" in the actions of the preservation of cultural assets of cities; presents the "didactic sequence" as an option for planning of teaching practice and, finally, it defends the methodology of heritage education as a process of continuity of educational action and construction of others life experiences that enhance the knowledge of the history of cities.
Asunto: Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Patrimônio cultural Educação
História Estudo e ensino
Contagem (MG) Educação
Patrimônio cultural Aspectos educacionais
Patrimônio cultural Estudo e ensino
História local Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
Historia local
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJHHB
Fecha del documento: 9-feb-2017
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