Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJHP9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise de uma experiência de ensino de termodinâmica baseada em umaabordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em uma escola técnicafederal de Minas Gerais
Authors: Alfredo Melk de Carvalho
First Advisor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Abstract: A pesquisa aqui descrita teve sua origem nas inquietações vivenciadas durante uma experiência de desenvolvimento de uma sequência de ensino de termodinâmica com abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em uma instituição de ensino da rede federal, no caso, uma escola profissional técnica de nível médio. Desenvolvemos os conteúdos de Termodinâmica a partir dofuncionamento do motor a combustão e analisamos as questões de mobilidade urbana e poluiçãogeradas pelo mesmo. Trabalhamos conteúdos da física com alunos do 2o ano do Ensino Médio. A sequência foi desenvolvida nos anos 2011, 2012, 2014 e 2016, sendo que nos dois primeiros referidos anos eu estive presente na implementação da mesma em minhas próprias turmas, quando trabalhei na instituição. Com esse trabalho analisamos o desenvolvimento dessa sequência a fim de endossar ou não o uso dessa SD (sequência didática) com abordagem CTS como proposta para o ensino de física. A abordagem CTS visa à implementação nos currículos de ciência de elementos de tecnologia e sociedade, evidenciando a relação dessa tríade (ciência-tecnologia-sociedade). Um dos seus objetivos é desenvolver nos alunos valores e conhecimentos que permitam que os mesmos possam atuar de forma crítica na sociedade quando surgirem questões relativas à ciência e tecnologia. Sendo uma escola de formação técnica, onde o ensino é ligado à formação profissional, o uso da abordagem CTS se justificou também por evidenciar um maior vínculo do ensino ao mundo do trabalho, ao relacionar a ciência e tecnologia a seus efeitos na sociedade. Procuramos identificar e analisar as tensões surgidas quando da implementação dessa sequência, a fim de validar ou não o seu uso. Utilizamos como fonte de dados entrevistas com alunos e professores, que participaram do projeto, bem como dos dados de um questionário, respondido pelos alunos, sobre a avaliação da sequência. Nossa análise terá como suporte o referencial teórico-metodológico ligado à abordagem histórico-cultural, através dos conceitos e teorias de Lev Vygotsky e Mikhail Bakhtin. Acreditamos que, por meio da análise desses dados e em diálogo com a literatura sobre o tema, possamos compreender melhor esta experiência, através da identificação das tensões surgidas no desenvolvimento dessa abordagem CTS no ensino de Ciências, nesse caso, no ensino de Física. Pretendemos ainda, a partir desta avaliação do projeto, produzir materiais de ensino e orientações para implementação desta proposta em sala de aula.
Abstract: The research described here had its origin in the anxieties experienced during a development experience of a teaching sequence of thermodynamics with STS (Science, Technology and Society) approach in a federal teaching institution, in this case, a technical high school. We'vedeveloped the contents of thermodynamics based in the combustion engine operation and analyze the issues of urban mobility and pollution generated by it. We work with physics content with students of the 2nd year of High School. The sequence was developed in 2011, 2012, 2014and 2016, considering that at the first two years I was present in its implementation in my classes, when I worked at the institution. With this work we analyze the development of a sequence with the objective of endorsing or not the use of this IS (Instructional Sequence) with CTS approach as a proposal of the teaching of physics. The CTS approach aims to implement in the science curricula of elements of technology and society, evidencing the relation of this triad (science-technology-society). One of their goals is to develop students' values and knowledge that allows them to act in a critical form in the society when questions related to science and technology emerges. Being a technical training school, where teaching is linked to a professional training, the use of the CTS approach is also justified by evidenciating a greater linkage of teaching to the world of work by relating science and technology to their effects in society. We tried to identify and analyze how surgical stresses during the implementation of the sequence, in order to validate or not of its use. We used as source of data: interviews with the students and teachers, who participated in the project, as well as the data from a questionnaire, answered by the students, about this sequence evaluation. Our analysis is supported by the theoretical-methodological reference linked to the historical-cultural approach, through the concepts and theories of Lev Vygotsky and Mikhail Bakhtin. We believe that by means of this data analysis and dialoguing with the literature about this subject, we can have a better knowledge of this experience by identifying the emergent tensions in the development of this approach CTS in science teaching, in this case, in the teaching of Physics. We also intend, from the evaluation of this project, to produce teaching materials and guidelines for the application of this proposal in the classroom.
Subject: Máquinas térmicas Métodos de ensino
Trânsito urbano
Educação
Máquinas térmicas Estudo e ensino
Termodinâmica Estudo e ensino
Fisica Estudo e ensino
Termodinâmica Métodos de ensino
Ciência Métodos de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJHP9
Issue Date: 20-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_alfredo_melk_2017.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open
caderno_de_atividades.pdf6.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.