Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFN8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosilene Horta Tavarespt_BR
dc.contributor.referee1Glaucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee2Savana Diniz Gomes Melopt_BR
dc.contributor.referee3Durcelina Ereni Pimenta Arrudapt_BR
dc.creatorAmanda Miranda e Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:27:46Z-
dc.date.available2019-08-10T01:27:46Z-
dc.date.issued2016-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFN8-
dc.description.abstractThis research has as object of analysis influences and determinations of the World Bank, supported by the national educational policies, the insertion of digital information and communication technologies (DICT), in initial teacher training courses at USP and Unicamp. The theoretical framework adopted, based on an unorthodox Marxism, is based on discussions that, when it is inserted the context of contemporary capitalism, dealing with issues related to the world of work, teacher training focused, too, for the use of technologies, qualification to meet the demands of the current Toyotist production system and the role exercised by the education in this process. Therefore, it is presupposed that multilateral organizations play a key role in relation to pressures for the use of the technologies part effectively in the degree courses, pressures these corroborated and endorsed by educational policies directed to higher education. The purpose of this research was to identify, analyze and characterize the relationship between the teacher training courses, at USP and Unicamp, the integration of DICT and the national and international influences so that it meets the requirements placed by the capitalist system, these needs based, too, in the acquisition of skills and competencies in the use of various technologies. In the development of research, exploratory and descriptive type, the methodological way approached was the analysis, in a free and indirect observation method, World Bank documents, educational policies for higher education, curricular matrices and menus of the disciplines of graduate courses at USP and Unicamp. From the analysis of the data found that there is a considerable number of disciplines whose objective is focused on the integration of DICT in the teaching-learning process, however, the majority is limited to equipthe future teachers, not offering them the same opportunity of an approach of information and communication technologies in a critical perspective.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de análise as influências e determinações do Banco Mundial, corroboradas pelas políticas educacionais nacionais, na inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), nos cursos de formação docente inicial da USP e Unicamp. O referencial teórico adotado, pautado em um marxismo não-ortodoxo, fundamenta discussões que, ao se inserirem no contexto do capitalismo contemporâneo, tratam de questões relacionadas ao mundo do trabalho, formação de professores voltada, também, para o uso de tecnologias, qualificação para atender às demandas do atual sistema de produção Toyotista e o papel exercido pela educação nesse processo. Para tanto, parte-se do pressuposto de que organismos multilaterais exercem um papel fundamental no tocante às pressões para que o uso das tecnologias faça parte de maneira efetiva dos cursos de licenciatura, pressões essas corroboradas e endossadas pelas políticas educacionais direcionadas para o ensino superior. O propósito desta pesquisa foi o de identificar, analisar e caracterizar as relações existentes entre os cursos de formação de professores, na USP e Unicamp, a inserção das TDIC e as influências nacionais e internacionais para que se atenda às necessidades colocadas pelo sistema capitalista, necessidades essas embasadas, também, na aquisição de habilidades e competências no uso das mais diversas tecnologias. No desenvolvimento da pesquisa, de tipo exploratória e descritiva, o percurso metodológico abordado foi a análise, em um método de observação livre e indireta, de documentos do Banco Mundial, políticas educacionais para o ensino superior, matrizes curriculares e ementas das disciplinas dos cursos de licenciatura da USP e Unicamp. A partir da análise dos dados constatou-se que existe um número considerável de disciplinas cujo objetivo está voltado para a inserção das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem, porém, a maior parte limita-se a instrumentalizar os futuros professores, não ofertando aos mesmos a oportunidade de uma abordagem das tecnologias da informação e comunicação em uma perspectiva crítica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estado São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subject.otherCapitalismopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subject.otherEducação Financiamentopt_BR
dc.titleFormação docente, TDIC e novas qualificações no capitalismo contemporâneo: uma análise do papel desempenhado pelo Banco Mundial na formação docente inicial na USP e UNICAMPpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_promestre_amanda_miranda_e_almeida_fae_ufmg.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.