Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFY6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monica Correia Baptistapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Regina Celia Passos Ribeiro de Campospt_BR
dc.contributor.referee1Liberia Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Márcia Moreira Veigapt_BR
dc.contributor.referee3Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorRoberta Flavia Alves Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:59:57Z-
dc.date.available2019-08-10T11:59:57Z-
dc.date.issued2017-02-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFY6-
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the type of training that teachers who work in a Municipal Infant Education Unit (UMEI), in the city of Belo Horizonte, received during their initial training and throughout their professional career and how they evaluate this training before of the challenge of ensuring the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder. The UMEI surveyed is located in a suburb of Belo Horizonte, in the North Region of the city. As a research methodology, a qualitative approach was chosen, using a case study. A bibliographical and documentary survey was carried out in the search for legal and normative concepts and documents at the international, national and local levels essential for theoretical construction. As a research technique, the interview and the focus group were used. Among the analyzes carried out, it was highlighted the recognition that it is incumbent upon the Infant Education teacher to promote and / or facilitate the interaction of children with autism with their peers. It was identified the need for teachers to deepen their understanding of educational and learning needs by accessing refresher courses and appropriate materials for specific activities directed at autistic children. It was found that teachers do not feel prepared to work with children with Autism Spectrum Disorder (ASD) because of lack of knowledge about the particularities of the disability and of not receiving specific training on the inclusion of children with ASD. In view of the unpreparedness and insecurity reported by the teachers to work with children with autism and due to the absence of continuing education courses that overcome these shortcomings, a primer was developed to assist the teachers who have students with autism in their classes to understand More about the deficiency and ways of intervening pedagogically with these children. At the end of the study it was concluded that for enrollment to actually take place, it is not enough merely to ensure the enrollment of students with disabilities in regular education. Without the curricular adequacy, individualized educational planning, specific pedagogical resources and, mainly, continuous formation of the teachers, the inclusion is not effective.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar qual o tipo de formação que professoras que atuam em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), no município de Belo Horizonte, receberam na sua formação inicial e ao longo da sua trajetória profissional e como elas avaliam essa formação diante do desafio de assegurar a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A UMEI pesquisada localiza-se em um bairro da periferia de Belo Horizonte, na Região Norte da cidade. Como metodologia de pesquisa, elegeu-se uma abordagem qualitativa, empregando-se estudo de caso. Realizou-se um levantamento bibliográfico e documental, na busca de conceitos e documentos legais e normativos em âmbito internacional, nacional e local essenciais para a construção teórica. Como técnica de pesquisa, utilizou-se o questionário, a entrevista e a entrevista coletiva. Entre as análises realizadas, destacou-se o reconhecimento de que cabe à professora da Educação Infantil, promover e/ou facilitar a interação da criança com autismo com seus pares. Foi identificada a necessidade de as professoras aprofundarem a compreensão sobre as necessidades educativas e de aprendizagem, tendo acesso a cursos de atualização e materiais adequados para atividades específicas direcionadas a crianças autistas. Constatou-se que as professoras não se sentem preparadas para atuar junto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em razão de desconhecerem particularidades da deficiência e de não terem recebido formação específica sobre a inclusão de crianças com TEA. Tento em vista o despreparo e insegurança relatados pelas professoras para atuarem com crianças com autismo e em razão da ausência de cursos de formação continuada que supram estas carências, confeccionou-se uma cartilha para auxiliar as professoras que têm alunos com autismo em suas turmas a compreender mais sobre a deficiência e maneiras de intervir pedagogicamente junto a estas crianças. Ao final do estudo concluiu-se que, para que a inclusão realmente ocorra, não basta meramente assegurar as matrículas de alunos com deficiência no ensino regular. Sem a adequação curricular, planejamento educacional individualizado, recursos pedagógicos específicos e, principalmente, formação contínua de professoras, a inclusão não se efetiva.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especial Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherCrianças de aprendizagem lentapt_BR
dc.titleInclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o desafio da formação de professoraspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final___com_cartilha.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.