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Tipo: Tese de Doutorado
Título: O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
Autor(es): Armando Sérgio de Aguiar Filho
Primeiro Orientador: Monica Erichsen Nassif
Primeiro membro da banca : Ricardo Rodrigues Barbosa
Segundo membro da banca: Ligia Maria Moreira Dumont
Terceiro membro da banca: Maria Inês Tomaél
Quarto membro da banca: Natanael Átilas Aleva
Resumo: O objetivo desta tese é analisar as práticas de compartilhamento da informação e do conhecimento em estruturas de Grupos de Apoio de Instituições de Ensino Superior Privadas, em seus processos de avaliações institucionais, de forma a perceber a existência de um comportamento preponderante. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como foco o levantamento e a apresentação dos estudos relativos aos canais de compartilhamento da informação e do conhecimento, procurando identificar seus correlatos na área da administração. Na pesquisa utilizou-se metodologia mista qualitativa e quantitativa de estudo de casos múltiplos. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em sete instituições do Estado de Minas Gerias e Distrito Federal.A pesquisa indicou considerações relevantes quanto ao entendimento das diversas abordagens utilizadas no que tange aos canais de compartilhamento, assim como as características comuns e diferenciadas destes meios e os impactos em suas dinâmicas que, analisadas em diferentes contextos, permitem avaliar e promoverserviços de informação mais adequados para atender demandas específicas. Os resultados da coleta de dados com os sete Gestores dos Grupos de Apoio das instituições analisadas, e quarenta e quatro participantes desses grupos, demonstraram fortes evidências que, de fato, o compartilhamento do conhecimento gerado no Grupo de Apoio contribui para a melhoria dos processos de avaliações institucionais.
Abstract: The objective of this thesis is to analyze the practices of sharing information and knowledge in Higher Education Institutions Support Groups Private structures in its institutional reviews of processes to realize the existence of a dominant behavior. The work was developed from a literature search focusing on the collection and presentation of studies on information sharing channels and the knowledge, seeking to identify its correlates in the area of administration. In research we used quantitative qualitative mixed methodology study of multiple cases. The context of the research was the private higher education, developing case studies in seven institutions of the State of Minas Gerais and Federal District. Research has indicated considerations relevant to the understanding of the various approaches used in relation to the sharing of channels, as well as the common and different characteristics of these media and the impact on their dynamics, analyzed in different contexts, to assess and promote information services more adequate to meet the specific demands. The results of data collection with the seven Managers of Support Groups of institutions analyzed and forty-four participants of these groups showed strong evidence that, in fact, the sharing of knowledge generated in the Support Group contributes to the improvement of institutional evaluations processes.
Assunto: Comportamento informacional
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKKDC
Data do documento: 28-Jun-2016
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