Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKNPU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A gente precisa ter tempo pra gente: as narrativas dos(as) jovens do Poço da Draga sobre o aprender a ser e o aprender a viver juntos no tempo-espaço do lazer
Authors: Tereza Nair de Paula Pachêco
First Advisor: Ana Claudia Porfirio Couto
First Referee: Christianne Luce Gomes
Second Referee: Francisca Rejane Bezerra Andrade
Abstract: Este estudo objetiva estabelecer as possíveis relações (aproximações ou distanciamentos) entre a fruição do lazer dos(as) jovens da comunidade Poço da Draga com os pilares da educação/ do conhecimento, especificamente, o aprender a ser e o aprender a viver juntos. O segmento juvenil apresenta interseção com os elementos compositores da realidade social, situando-se no terreno histórico, social, cultural e político do cenário brasileiro. Nesse contexto, assinala-se as características dos(as) jovens do Poço da Draga. Acerca da metodologia, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e de campo. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas com dez jovens (cinco meninas e cinco meninos) e com dois moradores do Poço da Draga. A análise/interpretação dos dados foi guiada pela dialética marxista. Conforme a pesquisa, em meio a um conjunto de violações de direitos e do esquecimento do poder público com aquele lugar, o Poço da Draga (sobre) vive, protagoniza a sua história; não é refém e sujeito passivo diante das problemáticas que o cerca, enfrentando-as a cada dia. Segundo os(as) jovens, narra-se que são diversas as suas formas de relacionamento com o tempo-espaço de lazer. As especificidades residem no fator gênero (meninas e meninos) e ocupação (estuda; trabalha; estuda e trabalha; estuda ou não/trabalha ou não e tenha filho). Os jovens apresentam contato com o esporte em termos de prática de lazer e se mostram distanciados das obrigações domésticas e familiares na descrição de suas rotinas. As jovens apresentam como práticas de lazer: assistir filmes, séries, espetáculos e shows; leitura; passeios; nadar na praia; ver o pôr do sol etc. Em suas rotinas, relatam sobre as obrigações domésticas e familiares que impactam na vivência do lazer. Para os jovens, o aprender a ser no tempo-espaço do lazer materializa-se nas conquistas pessoais; na confiança em si e na ampliação da sua autoestima, distanciando-se deste quando não há experiências semelhantes. Alguns dos entrevistados apontaram ser fácil serem como são por acreditarem em si; outros disseram que é difícil, pela atual condição vivida. Para eles, o lazer é propício ao conhecimento do corpo, da mente, do seu modo de ser; à reflexão sobre a vida; à liberdade; ao contato com a natureza. Para as jovens, o aprender a ser é um momento de introspecção; de reflexão; do conhecimento novo; de ponderação sobre atitudes e em como portar-se diante de informações; de reconhecer o outro e a realidade social; de problematizar o mundo; do contato com outras culturas; da confiança em si e no seu potencial etc. Algumas jovens relatam ser fácil serem quem são como resultado da realização pessoal vivida. As dificuldades residem da incompatibilidade de valores pessoais portados (compreensão; tolerância) e os do mundo (imediatismo) e pelo fato de serem mulheres, pelo equilíbrio das tarefas de casa/filho/estudo/trabalho/família. Para os(as) jovens, o aprender a viver juntos (fruto do lazer) nasce na convivência coletiva; no encontro e no reconhecimento do outro; na centralidade dos grupos sociais, dos amigos e da família. Assim, o aprender a ser e a viver juntos são propícios ao lazer dos(as) jovens do Poço da Draga.
Abstract: This study aims to establish possible relationships (approximations or distances) between the leisure enjoyment of the Poço da Draga youth community with the pillars of education / knowledge, specifically learning to be and learning to live together. The youth segment presents an intersection with the composers of social reality, situating itself in the historical, social, cultural and political terrain of the Brazilian scenario. In this context, the characteristics of the young people of Poço da Draga are pointed out. About the methodology, a qualitative, bibliographical and field research was carried out. Semi-structured interviews were conducted with ten young people (five girls and five boys) and two residents of Poço da Draga. The analysis / interpretation of the data was guided by the Marxist dialectic. According to the two residents, the community resists the imperatives of the capital and the dictates of the tourism industry, being surrounded by problems that mark the Poço da Draga youth (drugs, homicides, violence, pregnancy, difficult insertion in the Labor market and education etc).) According to the research, amidst a set of rights violations and the "forgetting" of the public power with that place, Poço da Draga (about) lives, protagonizes its history; Is not a passive "hostage" and "subject" in the face of the problems that surround him, facing them every day.The young people present contact with the sport in terms of leisure practice and are distanced from domestic and family obligations in the description of their routines. The young people present as leisure practices: watching movies, series, shows and shows; reading; Tours; swim on the beach; Watch the sunset etc. In their routines, they report on the domestic and family obligations that impact on the leisure experience. For young people, learning to be in the time-space of leisure materializes in personal achievements; In self-confidence and in the expansion of self-esteem, distancing oneself from it when there are no similar experiences. Some of the interviewees pointed out that it is easy to be as they are because they believe in themselves; Others said that it is difficult, due to the current situation. For them, leisure is conducive to the knowledge of the body, the mind, the way they are; Reflection on life; the Liberty; To contact with nature. For the young, learning to be is a moment of introspection; Of reflection; Of new knowledge; Of pondering about attitudes and how to deal with information; To recognize the other and social reality; Of problematizing the world; Of contact with other cultures; Confidence in you and your potential, etc. Some young people report being easy to be who they are as a result of their personal fulfillment. The difficulties lie in the incompatibility of personal values (understanding, tolerance) and those of the world (immediacy) and the fact that they are women, by the balance of tasks of home / child / study / work / family. For young people, learning to live together (fruit of leisure) is born in the collective coexistence; In the encounter and in the recognition of the other; In the centrality of social groups, friends and family. Thus, learning to be and to live together are conducive to the leisure of Poço da Draga's youth.
Subject: Jovens
Lazer e educação
Interação social
Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKNPU
Issue Date: 19-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tereza.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.