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dc.contributor.advisor1Ruben Dario Sinisterra Millanpt_BR
dc.creatorMarina Domingues Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:14:22Z-
dc.date.available2019-08-10T18:14:22Z-
dc.date.issued2016-12-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARMFSV-
dc.description.abstractThe growing number of discussions about sustainable development highlight the difficulty of using renewable sources of energy on a global scale. Oxide-Solid Fuel Cells are one of the most efficient and promising technologies for sustainable power generation. These cells generate energy from hydrogen, obtained through both fossil fuels (such as natural gas) and renewable sources (such as bioethanol). Regardless of the fuel, the device generates energy with a higher efficiency. The present work proposes to discuss the technological path of the Solid Oxide Fuel Cells on the grounds of the concept of National Systems, complementing the analyses with sustainable development matters and historical facts intrinsic to the technology development itself. In order to do so, three countries guided this study, besides Brazil, the two others with most amount of published patents (around 70%), Japan and the US. The present work argumentation counts with a patent landscape including 5250 published patents from 1995 to 2015 and a panel company database comprising 66 SOFC related companies and research institutes. The present work presents the main characteristics of the Japanese and American National Systems of Innovation that favors the development of the cells, and the main contribution of this work is to identify the main learning of the development of such technology in Japan and the United States in order to suggest a model for a Brazilian production.pt_BR
dc.description.resumoAs crescentes discussões relativas ao desenvolvimento sustentável evidenciam a dificuldade de se utilizar fontes de energia renováveis numa escala global. As Pilhas a Combustível de Óxido-Sólido são uma das tecnologias mais eficientes e promissoras para geração sustentável de energia. Essas pilhas geram energia a partir de hidrogênio, obtido através tanto combustíveis fósseis (tais como gás natural) quanto de fontes renováveis (como o bioetanol). Independentemente do combustível utilizado, a eficiência dessas pilhas permite um maior aproveitamento energético do combustível. O presente trabalho propõe-se discutir a trajetória tecnológica das Pilhas a Combustível de Óxido Sólido a luz do conceito dos Sistemas Nacionais Inovação, complementando esta análise com questões do desenvolvimento sustentável e os marcos históricos relativos a trajetória da pilha. Para isso, foram escolhidos, além do Brasil, os dois países que mais somam à participação de patentes na área (cerca de 70%), Japão e Estados Unidos. Para a argumentação deste presente trabalho são usadas 5250 patentes publicadas entre os anos de 1995 e 2015 e uma análise de 66 empresas e institutos de pesquisa relacionados às Pilhas a Combustível de Óxido Sólido. O presente trabalho apresenta as principais características dos Sistemas Nacionais de Inovação japonês e americano que favoreceram o desenvolvimento das pilhas, e a principal contribuição deste trabalho é identificar os principais aprendizados do desenvolvimento dessa tecnologia no Japão e Estados Unidos para sugerir um modelo para a produção brasileira de pilhas a combustível de óxido sólido.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subject.otherInovação Tecnológicapt_BR
dc.subject.otherPropriedade intelectualpt_BR
dc.titleAprendizados para o Brasil do desenvolvimento de pilhas a combustível de óxido sólido com base na experiência dos Estados Unidos e Japão: uma análise a partir de patentes e dos Sistemas Nacionais de Inovaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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