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dc.contributor.advisor1Adriano Roberto Afonso do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Gustavo Silva Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Ingrid Faria Gianordoli Nascimentopt_BR
dc.creatorLivia Ferreira de Araujo Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:01:52Z-
dc.date.available2019-08-11T17:01:52Z-
dc.date.issued2013-05-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARNGDL-
dc.description.abstractThis study aimed to identify and describe the social representations of alcoholic beverage for a group of college men. The work is organized in two independent papers. In the first, there is a review of the recent national literature that addresses the drinking behavior of young Brazilians, seeking for the scenery of alcohol consumption among this population, to understand what factors may be associated with consumption and the possible forms of intervention performed with young people in the country. In the second article, we present the study of social representations of alcoholic drink with the participation of 361 men, graduate students of the Federal University of Minas Gerais, seeking to identify and describe the structure of the social representation of alcoholic beverage by checking the central and peripheral elements of this representation; identify and describe if and how, according to the interviewees, the social representations of the drink (alcohol) relate to alcohol consumption reported; examine the possible positive and negative consequences of the consumption of alcoholic beverages, according to the interviewees; and check how building a male sociability can be connected to this consumption.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivos identificar e descrever as representações sociais da bebida alcoólica para um grupo de homens universitários. O trabalho é apresentado na forma de dois artigos independentes. No primeiro, é feita uma revisão da literatura nacional recente que aborda o comportamento de beber dos jovens brasileiros, buscando conhecer o panorama do consumo de álcool entre essa população, entender quais fatores podem estar associados a esse consumo e as possíveis formas de intervenção realizadas junto aos jovens em território nacional. No segundo artigo, é apresentado o estudo sobre as representações sociais da bebida alcoólica com a participação de 361 homens, estudantes de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, buscando identificar e descrever a estrutura da representação social da bebida alcoólica, verificando os elementos centrais e periféricos dessa representação; identificar e descrever se e como, segundo os entrevistados, as representações sociais da bebida (álcool) se relacionam com o consumo de álcool relatado; examinar as possíveis consequências positivas e negativas, segundo os entrevistados, do consumo das bebidas alcoólicas; e verificar como a construção de uma sociabilidade masculina pode estar ligada a esse consumo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectLiteratura de revisão como assuntopt_BR
dc.subjectBebidas alcoólicaspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subject.otherJovenspt_BR
dc.subject.otherBebidas alcoólicaspt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherMasculinidadept_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleRepresentações sociais de bebida alcoólica para homens universitários: consumo, diversão e socialização masculinapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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