Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARSFHB
Type: Tese de Doutorado
Title: Um locus de constituição do humano
Authors: Luciana da Silva de Oliveira
First Advisor: Maria de Fatima Cardoso Gomes
First Referee: Maria Carmen Silveira Barbosa
Second Referee: Magali dos Reis
Third Referee: Maria Ines Mafra Goulart
metadata.dc.contributor.referee4: Vanessa Ferraz Almeida Neves
Abstract: A inserção do bebê na creche, cada vez mais demandada, especialmente por famílias trabalhadoras, constitui-se como ampliação do círculo de relações interpessoais de um ser humano ainda muito jovem. A partir dos pressupostos da abordagem histórico-cultural, compreende-se que, além da filogênese e da ontogênese, a constituição do ser humano também possui dimensões sociogenética e microgenética. As funções psicológicas superiores que caracterizam a espécie homo são constituídas por meio da internalização de apropriações das relações interpessoais. O eu é constituído pelo outro, pelas vivências e afecções entre nós. No contexto da creche, bebês e educadoras mutuamente afetam-se e constituem-se. Considerando tais premissas, o presente estudo teve por objetivo investigar que tipos de afecções as vivências ocorridas no meio cultural - creche provocam na constituição de bebês e educadoras como seres humanos. Para tanto, foi realizado um estudo etnográfico de uma turma com 12 bebês, entre oito e 24 meses de idade, e cinco educadoras de uma creche pública do município de Juiz de Fora, ao longo de um ano, em toda a sua rotina. A base teórico-metodológica foi constituída, sobretudo, pelo diálogo entre a perspectiva histórico-cultural e os pressupostos da etnografia interacional. Os instrumentos de investigação foram a observação participante, mediada pela filmagem e pelo caderno de campo. Foi possível constatar que: i) a creche constitui-se como extensão da família para os bebês e, portanto, como importante contexto de relações interpessoais em seu início de vida, o que afeta seu processo de desenvolvimento como ser humano; ii) os choros, sorrisos, balbucios e movimentos corporais dos bebês ganham significação primeiramente para as educadoras: só posteriormente o bebê chega à consciência de si; iii) a construção da autonomia dos bebês, quanto a se locomover e alimentar-se, é altamente incentivada, ao longo de todo o ano, na creche; iii) as educadoras possuem uma rotina de trabalho extensa e exaustiva na qual atuam como instrumentos de mediação dos processos de desenvolvimento cultural de vários bebês, ao mesmo tempo; v) as interações sociais das educadoras com os bebês afetam os processos de significação deles e delas mesmas; vi) a necessidade de se discutir a visibilidade que as políticas educacionais vêm conferindo aos bebês e às educadoras no contexto da creche.
Abstract: The baby insert in the day care center, increasingly demanded, especially for working families, is constituted as expanding of the circle of interpersonal relationships of a human being still very young. From the assumptions of historical-cultural approach, it is understood that in addition to the phylogeny and ontogeny, the constitution of the human being also has sociogenetic and microgenetic dimensions. The higher psychological functions that characterize the homo species are constituted by internalization of appropriations of interpersonal relationships. The self is constituted by the other, by the experiences and conditions between us. In the context of the day care center, infants and educators mutually affect and constitute themselves. Considering these assumptions, this study aimed to investigate what kinds of conditions the experiences that took place in the cultural environment - day care center cause in the constitution of babies and educators as human beings. To that end, we conducted an ethnographic study of a group of 12 babies between eight and 24 months old, and five educators of a public day care center of the Juiz de Fora city, over a year, throughout your routine. The theoretical and methodological basis was constituted mainly by dialogue between the cultural-historical perspective and the assumptions of interactional ethnography. The research instruments were the participant observation, mediated by shooting and the field notebook. It was found that: i) the day care center is constituted as a family extension for babies and therefore how important the context of interpersonal relationships in his early life, which affects their development process as a human being; ii) the cries, smiles, babbles and body movements of the babies gain significance primarily for educators: only after the baby comes to self-consciousness; iii) the construction of autonomy of babies, as getting up and eating, is highly encouraged throughout the year in the day care center; iii) the educators have an extensive and exhaustive work routine in which act as mediation tools of cultural development processes of several babies at the same time; v) social interactions of educators with babies affect them and themselves signification processes; vi) the need to discuss the visibility that educational policies have been giving to babies and educators in the context of the day care center.
Subject: Assistencia a menores
Educação pre-escolar
Educação
Educação de crianças
Lactentes Cuidado e higiene
Lactentes Desenvolvimento
Creches
Escolas maternais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARSFHB
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_corrigida_final___luciana_da_silva_de_oliveira_27_10_16.pdf4.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.