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Type: Tese de Doutorado
Title: A história da educação física e os primeiros cursos de formação superior no Brasil: o estabelecimento de uma disciplina (1929-1958)
Authors: Priscilla Kelly Figueiredo
First Advisor: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
First Referee: Andrea Moreno
Second Referee: Meily Assbu Linhales
Third Referee: Mirian Jorge Warde
metadata.dc.contributor.referee4: Silvana Vilodre Goellner
Abstract: Esta tese ocupa-se da disciplina História da Educação Física e sua institucionalização nos currículos dos cursos de formação em educação física entre os anos de 1929 a 1958. A análise da disciplina História da Educação Física através dos currículos dos cursos permitiu estabelecer conexões com a história da formação de professores em Educação Física no Brasil através da análise das relações entre as instituições de ensino e seus currículos com os professores e suas produções acerca da disciplina supracitada. Interessou compreender de forma mais ampliada como a disciplina se estabeleceu num contexto institucional e político a partir do início dos anos de 1930 na educação física brasileira e de forma mais internalista como esta poderia ser revelada através de seus conteúdos e finalidades pelos compêndios, livros e programas de ensino considerados como práticas dos professores que a ministraram ao longo das três décadas dos cursos analisados. Tais análises tiveram como ponto de partida as propostas teóricas de Ivor Goodson (1990, 2000) sobre a história social do currículo e das disciplinas e das indicações de André Chervel (1990) e suas proposições sobre a gênese, a função e o funcionamento de uma disciplina. Esse escopo teórico aliado às fontes tentou mostrar o processo de institucionalização da disciplina HEF levando em consideração as instituições de ensino, seus cursos e os sujeitos, professores que a produziram. Considerando que foi pelo processo de escolarização da educação física e pela necessidade da formação de professores que a disciplina passa a fazer parte dessa formação profissional, a disciplina HEF é posta em relação ao contexto de produção de seus professores através da investigação da trajetória profissional destes. Esse movimento de estabelecer indicativos institucionais e de revelar os conteúdos da disciplina através dos programas de ensino, livros e compêndios revelou que a disciplina parece, ao longo do período analisado, contribuir para o estabelecimento de subsídios teóricos aos processos pedagógicos da formação em educação física. A produção dos professores mostrou que uma das grandes finalidades da disciplina esteve conectada à legitimação do Método Francês de educação física no Brasil ao longo dos anos de 1930. Marcadamente uma disciplina teórica, a História da Educação Física permeou o currículo de todos os cursos analisados estabelecendo uma leitura estrangeira da história da educação física como forma de legitimar a formação pedagógica para a atuação da educação física. A partir da década 1940 a disciplina tem seus temas ampliados para as questões nacionais indicando a projeção de futuros métodos ou sistemas de Educação Física nacionais contribuindo para a construção de um lugar para a História da Educação Física nacional dentro de seus programas. O alinhamento da História da Educação Física com os temas da História Universal de forma linear e cronológica, a história filosófica devedora da Antiguidade e a tentativa de estabelecer uma utilidade para a História para a Educação Física foram permanências da disciplina ao longo das décadas analisadas. As fontes mobilizadas permitiram a investigação das concepções de seu ensino compreendendo os temas e conteúdos em jogo nesse processo em conjunto com ações institucionais elaboradas pelo Estado Novo através da Divisão de Educação Física. Observou-se uma preocupação de que a disciplina ocupasse um lugar de aparente transição teórica para prática naqueles currículos aliadas às seções pedagógicas dos mesmos. Foi notório nesse processo, que a disciplina História da Educação Física pudesse fornecer teorias explicativas capazes de articular o passado corroborando com os métodos de intervenção pedagógicos de seu presente.
Abstract: This thesis deals with the History of Physical Education (HPE) as a subject and its institutionalization in teacher education courses curricula in Physical Education (PE) between the years 1929 and 1958. The subject analysis through the courses curricula allowed us to establish connections with history teacher training in PE in Brazil by analyzing the relations between educational institutions and their curricula, with teachers and their productions on the subject. The objective is to understand, in a more expanded way, how the subject has established itself in an institutional and political context from the beginning of the 1930s and, in a more internal way, how this could be revealed through their contents and purposes in the compilations, books and education programs which could be considered as teachers practices at the time they taught the subject. Such analyzes had, as a starting point, Ivor Goodsons (1990, 2000) theoretical proposals on the social history of curriculum and subjects and André Chervels (1990) indications and his propositions on the genesis, function and operation of a subject. This theoretical framework, together with the sources, attempted to show the institutionalization process of the HPE, taking the educational institutions, their courses, subjects and teachers who produced it into account. Considering that the subject becomes part of teacher education by the insertion of PE in schools and the need for teacher training, HEF is established in relation to the production context of its teachers through their research career path. This movement of establishing institutional indicatives and revealing the subject contents through educational programs, books and manuals revealed that the subject seems to contribute to the establishment of theoretical support to educational processes in PE. Teachers productions showed that one of the great commitments of the subject was connected to the PE French Method legitimation in Brazil over the 1930s. Being a markedly theoretical subject, HPE has permeated all the analyzed courses curriculum, establishing a "foreign" reading in the history of PE as a way to legitimate pedagogical training for its role. From the late 1940s the subject has its themes expanded to national issues and that indicates the projection of future methods or national PE systems, in a way that it contributes to the construction of a place for the History of National Physical Education in their programs. HPE alignment with Universal History themes in a linear and chronological order, philosophical history as an antiquity debtor and the attempt of establishing a utility for HPE were constant in the course over the decades which were analyzed. The sources allowed the investigation of teaching concepts comprising the topics and contents which were at stake in this process, together with institutional actions developed by the New State through the Division of PE. There was a concern that the subject would occupy a place of apparent theoretical transition to "practice" in those curricula, coupled with their pedagogical sections. It was clear that, in this process, HPE could provide explanatory theories which were able to articulate the past corroborating the pedagogical intervention methods of the present.
Subject: Professores Formação História
Educação física História Brasil Séc XX
Curriculos
Educação
Educação física História
Educação física Estudo e ensino História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARSGKK
Issue Date: 10-Jun-2016
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