Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTH6W
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A palavração: atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e Poetry Slam Clube da Luta
Autor(es): Rogerio Meira Coelho
primer Tutor: Maurilio Andrade Rocha
primer miembro del tribunal : Antonio Barreto Hildebrando
Segundo miembro del tribunal: Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao
Resumen: Esta dissertação busca uma reflexão sobre os saraus urbanos de poesia contemporâneos no Brasil, priorizando a pesquisa sobre o Coletivoz Sarau de Periferia realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde 2008. Buscarei apresentar como o movimento se afirma no cenário da poesia oral em público e ganha instrumentos que são próprios da performance art, do teatro performativo, entre outros movimentos contemporâneos das artes da cena, e como se configuram os atos político-performáticos vindos da Palavra em Ação. A investigação e a pesquisa do sarau, bem como de outros movimentos ligados à poesia oral lida/recitada em público, como o poetry slam, uma modalidade de competição de poesia falada, parte primordialmente das vivências e visitas a esses encontros espalhados pelo Brasil e em outros países. Como metodologia, foram agregados entrevistas e depoimentos de participantes ativos, o levantamento das vivências pessoais e a visitação aos saraus e slams, assim como todo acervo histórico disponível na internet e em arquivo pessoal dos coletivos. A discussão sobre performance se baseou nos apontamentos de Paul Zumthor sobre a poesia oral, a voz e a performance, tendo como principal obra Performance, recepção e leitura (ZUMTHOR, 2007). A participação do público nos encontros de saraus e slams e a relação entre protagonistas e público-atuador têm papel estruturante na Estética Relacional de Nicholas Bourriaud (2009), quando as noções de convívio e a fundamental troca de papéis estão acirradas. A pesquisa, que parte dos saraus urbanos contemporâneos no Brasil, ao final, inicia uma discussão sobre a performance poética no poetry slam. Busca-se identificar como a competição nessa modalidade intensifica o poder da palavra oralizada/recitada por meio das ações corporais, potencializado o poder performativo da palavra poética, quando há a relação com um público atuante, que participa como jurado, que intui sobre o resultado da performance e influencia a apresentação e o próprio movimento do encontro. Em Belo Horizonte, o Poetry Slam Clube da Luta, iniciado em 2014, ganha adeptos(as) da poesia, advindos(as) dos saraus urbanos, ou atrai simpatizantes novos, renovados pelo próprio movimento. Investigam-se as formas de uso do corpo na competição a imposição da cena competitiva, que prevê o uso da palavra falada no poetry slam (sem uso de figurino, adereço ou acompanhamento musical), revela também uma performance condicionada?
Abstract: This dissertation seeks a reflection on contemporary urban poetry saraus in Brazil, prioritizing the research on the Coletivoz Sarau de Periferia held in Belo Horizonte, Minas Gerais, since 2008. I will try to present how the movement affirms itself in the scenario of oral poetry in public and it gains instruments that are characteristic of performance art, of performative acting, among other contemporary movements of the arts of the scene, and how the political-performatic acts of the Word in Action are configured. Investigation and research of the sarau, as well as other movements linked to oral poetry read/recited in public, such as poetry slam, a competition mode of spoken poetry, from primarily the experiences and visits to these meetings spread throughout Brazil and in other countries. As a methodology, interviews and testimonies of active participants were gathered, the survey of the personal experiences and the visitation to the saraus and slams, as well as all historical collection available on the internet and in personal archive of the collectives.The discussion on performance was based on Paul Zumthor's notes on oral poetry, voice and performance, considering Performance, Reception and Reading as his main work (ZUMTHOR, 2007). Public participation in the meetings of saraus and slams and the relationship between protagonists and public-actuator have a structuring role in Nicholas Bourriaud's Aesthetic Relation (2009), when notions of conviviality and the fundamental exchange of roles are fierce. The research, which starts from the contemporary urban saraos in Brazil, at the end, begins a discussion about the poetic performance in poetry slam. It seeks to identify how the "competition" in this modality intensifies the power of the word oralized/recited by means of bodily actions, potentializing the performative power of the poetic word, when there is a relation with an active public, that participates as a "jury", that intuit about the result of the performance and influences the presentation and the movement itself. In Belo Horizonte, the Poetry Slam Clube da Luta, started in 2014, won adepts from the urban saraus, or attracted new sympathizers, renewed by the movement itself. Are the investigated ways of using the body in competition - the imposition of the competitive scene, which provides for the use of the spoken word in poetry slam (without the use of costumes, musical accompaniment, etc.), also reveal a conditioned performance?
Asunto: Artes cênicas Aspectos sociais
Performance (Arte)
Poesia popular
Poesia Competições
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTH6W
Fecha del documento: 31-mar-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
rog_rio_coelho_disserta__o_texto_revisado_21_07_2017.pdf3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.