Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTJTM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.creatorJoao Henrique Ribeiro Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T06:45:04Z-
dc.date.available2019-08-13T06:45:04Z-
dc.date.issued2017-02-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTJTM-
dc.description.abstractThe aim of this research is to understand the availability of artistic and industrial paint materials in Brazilian constructive art during the 50s and 60s. This work is included in the research Brazilian Concrete Art: The Material of Form. This one results from the project The Material of Form: Industrialism and the Latin American Avant-Garde developed by the Getty Conservation Institute. This dissertation contains three sections. The first one presents the Brazilian artistic context during the 50s and 60s. It will be discussed concepts about constructive art, concrete art and the neoconcrete movement, and what characterize the movements launched by the paulistas of Rupturas Group and cariocas of Frentes Group and Neoconcretism. The second chapter starts with a brief industrial and economical context of Brazil, emphasizing cities like São Paulo, Rio de Janeiro, and Minas Gerais. In order to understand the diversity of terms used in the description of synthetic resins available in the beginning of the XIX century, we will show what the meaning of oil paint, "nitrocellulose, alkyd, vinyl and acrylic paint according to paint manufacturers during the 60s. After that, we will refine on the discussion of department stores responsible for selling and distributing those products. Besides we also will detail national and international paint companies, their brands and product lines. This chapter also proposes a social reflexion about Brazilian's autonomy rush, particularly in the synthetic resins production in the 50s. This situation is fully debated by Iberê Camargo at the Salão Preto e Branco (1954) and Miniatura (1955). The third chapter tries to relate the artistic and materials definitions. We try to emphasize the different characteristics of concrete art in São Paulo and Rio de Janeiro with a view on the option for industrial materials, In this chapter, we will also choose to highlight Ivan Serpas and Mario Silésios choice of materials and their intention.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender o uso e a disponibilidade dos materiais pictóricos, artísticos e comerciais, na arte construtiva brasileira durante as décadas de 1950 e 1960. Esse trabalho se insere na pesquisa brasileira Arte Concreta Brasileira A materialidade da forma, que resulta de uma parceria com o Getty Conservation Institute para o desenvolvimento do projeto The Material of Form: Industrialism and the Latin American Avant-Garde. Essa dissertação compreende três capítulos. O primeiro apresenta o contexto artístico brasileiro nas décadas de 1950 e 1960. Discutiremos os conceitos de arte construtiva, arte concreta e neoconcreta e o que caracteriza os movimentos lançados pelos paulistas do Grupo Ruptura, os cariocas do Grupo Frente e do Neoconcretismo. O segundo capítulo inicia com um breve contexto econômico e industrial do Brasil, com ênfase nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na tentativa de compreender a diversidade de termos empregados na descrição da composição das resinas sintéticas disponíveis começo do século XX, apontaremos qual o significado dos termos tinta a óleo, nitrocelulósica, alquídica, vinílica e acrílica para os fabricantes de tinta no Brasil durante a década de 1960. Esse assunto será posteriormente aprofundado em uma discussão sobre os estabelecimentos comerciais responsáveis pela venda e distribuição desses produtos. Além disso, também destacaremos as empresas nacionais e internacionais produtoras de materiais de revestimento, suas marcas e linhas de produtos. O capítulo também propõe uma reflexão social sobre a busca por uma precipitada autonomia brasileira, particularmente na produção de resinas sintéticas na década de 1950; a situação é amplamente quesitonada por Iberê Camargo através do Salão Preto e Branco (1954) e Miniatura (1955). O terceiro capítulo busca relacionar os conceitos artísticos com os materiais. Nele procuramos enfatizar as diferentes características da arte concreta nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro tendo em vista a sua opção pelos produtos industriais. O aspecto artístico e material será aprofundado em uma reflexão sobre as obras Forma em Evolução (1952) de Ivan Serpa e Composição Abstrata (1959) de Mário Silésio.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais e técnicas modernaspt_BR
dc.subjectArte construtiva brasileirapt_BR
dc.subjectTintas industriaispt_BR
dc.subject.otherConstrutivismo (Arte) Brasilpt_BR
dc.subject.otherArte concreta Brasilpt_BR
dc.subject.otherTintas Indústria e comérciopt_BR
dc.subject.otherMateriais de pinturapt_BR
dc.subject.otherArte brasileira 1950-1960pt_BR
dc.titleArte construtiva brasileira: o uso de materiais pictóricos industriais pelos artistas nas décadas de 1950 e 1960pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joao_barbosa_mestrado_completo.pdf20.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.