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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Tradução, adaptação transcultural e validação da MSPA: uma nova ferramenta para avaliação do TDAH e do TEA na infância
Authors: Juliana Nassau Fernandes
First Advisor: Leandro Fernandes Malloy Diniz
First Co-advisor: Debora Marques de Miranda
First Referee: Jonas Jardim de Paula
Second Referee: Antonio Marcos Alvim Soares Junior
Abstract: Um crescente número de estudos, apoiados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5a edição (DSM-5), apontam para a importância de que a comunidade clínica e científica da saúde mental infantil identifique, intervenha e investigue os indivíduos com comorbidade do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No cenário clínico, o uso de instrumentos padronizados torna a avaliação de sintomas mais prática, abrangente e objetiva, sendo muito utilizados pelos profissionais. Atualmente, não há no Brasil um instrumento que caracterize ambos os transtornos, e o uso de mais de um instrumento para suprir essa lacuna torna a avaliação mais longa e dispendiosa. Neste cenário, o presente estudo buscou traduzir, adaptar transculturalmente e validar a Multidimensional Scale for Pervasive Developmental Disorder (PDD) and Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) Brazilian version (MSPABR). Esta consiste em uma entrevista semi-estruturada que visa caracterizar os principais sintomas associados ao TEA (anteriormente concebido como PDD) e ao TDAH, bem como sinais clínicos associados (ex. sono, aprendizagem, habilidade motora, etc.). A tradução e adaptação foram realizadas a partir de metodologia estabelecida que envolve duas traduções independentes, síntese, duas retrotraduções independentes, nova síntese e análises de conteúdo e compreensão. Prosseguiu-se com análise de concordância da versão brasileira produzida (MSPA-BR) e a versão em inglês. Realizou-se ainda as análises de consistência interna, confiabilidade inter-avaliador e teste-reteste e validade de critério e construto. A concordância entre versões apresentou valores adequados via rho de Spearman e gráficos Bland-Altman. A Análise Fatorial Exploratória (AFE) indicou distribuição fatorial compatível com o que seria esperado. A variável ciclo do sono teve carga fatorial alocada sob o fator TDAH. A variável habilidade especial isolada não teve carga fatorial em nenhum dos três fatores. A validade de critério, investigada a partir da correlação de fatores e itens da MSPABR com escalas e testes comportamentais equivalentes, apresentou correlações significativas e mais fortes para fatores associados a escalas de hetero-relato. de Cronbach foram satisfatórios para as análises por fator (TEA, TDAH e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação) e para a escala completa, tanto a partir do modelo proposto pelos autores originais quanto pela AFE. Concordância entre avaliadores e teste-reteste tiveram índices prejudicados em função do tamanho da amostra, mas apresentaram resultados satisfatórios em análise percentual de concordância. Conclui-se que a MSPA foi adequadamente traduzida e adaptada. As propriedades psicométricas sugerem que a MSPA-BR de fato avalia sinais clínicos centrais e associados ao TDAH e ao TEA, e que o faz de forma confiável e estável. Estudos adicionais contribuirão para a compreensão psicométrica da escala. Este estudo oferece à população brasileira um instrumento para a caracterização do TDAH e do TEA na infância.
Abstract: A growing number of research is now supported by Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders 5th edition (DSM-5), which emphasizes the need of identifying, treating and investigating individuals with comorbid Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) and Autism Spectrum Disorder (ASD) by scientific and clinical community involved in infant mental health. The use of standardized instruments is vastly employed in clinical setting and makes symptom assessment more practical, comprehensive, and objective. Currently, there is not a instrument available in Brazil that characterize both disorders, while the use of more than one instrument to fill this gap turns assessment longer and more expensive. In this context, this study aims to translate, cross-culturally adapt and validate the Multidimensional Scale for Pervasive Developmental Disorder (PDD) and Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) Brazilian version (MSPA-BR). This is a semistructured interview that depicts the main symptoms associated to ASD (formerly known as PDD) and ADHD, as well as associated clinical features (e.g. sleep, learning, motor skills, etc.). Translation and adaptation processes followed strict and pre-established methodology involving two independent translations, a synthesis, two independent back-translations, a new synthesis and final observations on content and comprehension. Following, we proceeded with a agreement analysis between the new Brazilian version and the baseline English version. Afterwards, reliability and construct and criterion validity analyses were conducted. Agreement between Brazilian and English versions showed good indexes through Spearmans rho and Bland-Altman analysis. Exploratory Factor Analysis (EFA) produced factor loadings in accordance to what would be expected. Sleep cycle variable loaded under ADHD factor, while isolated special skill did not load in any factor. Criterion validity was investigated through correlation indexes among MSPA-BR factors and variables and correspondent scales or behavioral measures. Significant and higher correlations were found between MSPA-BR factors and scales, in spite of behavioral measures. Cronbachs was adequate for all analyses, either by factor of full scale, considering the initial model proposed by original authors and the structured suggested by EFA. Agreement for inter-rater and test-retest had indices disturbed by sample sizes, though percentages of absolute agreement yielded good results. We resolve that MSPA was adequately translated and adapted. Its psychometric properties suggest that MSPA-BR does assess main and side clinical signs associated to ASD and ADHD in a reliable and stable manner. This study offers to Brazilian population an instrument to characterize ASD and ADHD among children.
Subject: Psicometria
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Medicina
Transtorno do espectro autista
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARZF9Z
Issue Date: 20-Feb-2017
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