Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9HJJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Competências necessárias para o contador forense no Brasil: percepção de especialistas em fraudes
Authors: Caio Lucas Nadone
First Advisor: Rafael Morais de Souza
First Co-advisor: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
First Referee: Joao Estevao Barbosa Neto
Second Referee: Jorge Eduardo Scarpin
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral encontrar evidências que permitam identificar quais são as competências necessárias para a atuação do contador forense no Brasil na percepção de especialistas em fraudes. Para tanto, foram examinados os estudos de Digabriele (2008); Davis, Farrell e Ogilby (2010); Okoye e Jugu (2010); Astutie e Utami (2013) e Bhasin (2013), no intuito de identificar as competências para o contador forense. O termo competência foi definido como o conjunto de conhecimentos, habilidades, capacidades e outras características. Essa definição fundamentou-se no modelo de Green (1999) KSAO Knowledge, Skill, Ability, Other. A metodologia de pesquisa foi predominante quantitativa e como estratégia utilizou-se a técnica Delphi, que consiste em um questionário que circula várias vezes em um grupo de experts no intuito da obtenção de um consenso sobre determinado assunto. Por meio da revisão de literatura, foram levantadas 23 competências necessárias para a atuação do contador forense que, posteriormente, foram submetidas à apreciação do grupo de especialistas da Delphi. O questionário construído baseou-se nessas competências e foi aplicado para 20 especialistas em fraudes. Na primeira etapa do processo, a comissão de especialistas concordou com todas as competências evidenciadas na literatura e ainda sugeriu 14 novas competências, mediante seus conhecimentos e experiências, que foram incluídas na etapa seguinte. Na segunda rodada, primeiramente, foram apresentados os resultados da rodada anterior. Em seguida, foi solicitado aos especialistas que avaliassem as competências em grau de importância atribuindo notas de 0 a 10. Na terceira e última rodada, novamente, foi enviado um feedback para os participantes, apresentando os resultados da segunda rodada sintetizados por meio de estatística descritiva. Posteriormente, foi perguntado aos respondentes se gostariam de reavaliar suas notas mediante os dados evidenciados. Ao final da aplicação da técnica Delphi, foi possível elaborar uma classificação para as competências investigadas. Como principais resultados, constatou-se que todas as competências levantadas na literatura são necessárias para a atuação do contador forense. Adicionalmente, os especialistas da Delphi propuseram 14 novas competências para o profissional contábil forense. Nesse contexto, destacam-se as 5 competências com melhor classificação, aquelas que obtiveram mais de 95% de escore, sendo: imparcialidade, compreensão dos objetivos de um caso, flexibilidade investigativa, pensamento crítico e resolução de problemas não estruturados. Em contrapartida, a competência conhecimento em psicologia obteve escore de 69%, sendo o menor por parte do comitê de especialistas. Salienta-se que os resultados desta pesquisa podem auxiliar na formação dos contadores forenses, fornecendo bases para criação de grades curriculares de disciplinas para cursos de graduação ou pós-graduação em universidades, como também treinamentos e cursos profissionais em Contabilidade Forense.
Abstract: The present study had as general objective to find evidences that allow to identify which are the necessary competences for the performance of the forensic accountant in Brazil in the perception of specialists in frauds. To do so, the studies of Digabriele (2008) were examined; Davis, Farrell and Ogilby (2010); Okoye and Jugu (2010); Astutie and Utami (2013) and Bhasin (2013), in order to identify the skills for the forensic accountant. The term competence was defined as the set of knowledge, skills, abilities and other characteristics. This definition was based on the Green model (1999) KSAO - Knowledge, Skill, Ability, Other. The research methodology was predominantly quantitative and as strategy the Delphi technique was used, which consists of a questionnaire that circulates several times in a group of experts in order to obtain a consensus on a certain subject. By means of the literature review, 23 competences required for the performance of the forensic accountant were collected and later submitted to the Delphi group of specialists. The built-in questionnaire was based on these competencies and was applied to 20 fraud specialists. In the first stage of the process, the committee of experts agreed with all the competencies evidenced in the literature and also suggested 14 new competences, through their knowledge and experiences, which were included in the next step. In the second round, first, the results of the previous round were presented. Next, the experts were asked to evaluate the competences in grade of importance assigning grades from 0 to 10. In the third and last round, again, feedback was sent to the participants, presenting the results of the second round synthesized by means of descriptive statistics . Subsequently, the respondents were asked if they would like to re-evaluate their scores using the evidence. At the end of the application of the Delphi technique, it was possible to elaborate a classification for the competences investigated. As main results, it was verified that all competencies raised in the literature are necessary for the forensic accountant's performance. In addition, Delphi specialists have proposed 14 new skills for the forensic accounting professional. In this context, the five competencies with the best classification are those that have obtained more than 95% of the score, being: impartiality, understanding of the objectives of a case, investigative flexibility, critical thinking and unstructured problem solving. On the other hand, the knowledge competence in psychology obtained a score of 69%, being the lowest by the expert committee. It should be noted that the results of the research can assist in the training of forensic accountants, providing bases for the creation of curricular degrees for undergraduate or graduate courses in universities, as well as training and professional courses in Forensic Accounting.
Subject: Fraude
Auditoria
Perícia contábil
Contabilidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9HJJ
Issue Date: 31-May-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_caio_nadone.pdf945.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.