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Type: Tese de Doutorado
Title: Acionamentos biográficos no jornalismo em revista: uma análise das histórias de vida de Lula e Obama em Veja e Time
Authors: Michele da Silva Tavares
First Advisor: Elton Antunes
First Referee: Carlos Alberto de Carvalho
Second Referee: Regina Helena Alves da Silva
Third Referee: Paulo Roberto Figueira Leal
metadata.dc.contributor.referee4: Mozahir Salomão Bruck
Abstract: Esta pesquisa trata da forma como as histórias de vida são contadas pelos textos jornalísticos de revistas semanais de informação. Entende-se que o jornalista que lida com os elementos biográficos na reportagem não é necessariamente um biógrafo, mas intercambia as tensões e os modos de "fazer" do biográfico. Apesar de não ter as pretensões da narrativa materializada no livro, ele possui as intenções da linha editorial como guia e os vetores do cenário sociopolítico e do contexto de produção. A revista, em sua materialidade, propicia a reflexão sobre as articulações dos textos (títulos, legendas, notícias), das imagens (fotografias e ilustrações diversas) cores e texturas que estampam os acontecimentos e reforçam os sentidos e simbologias sobre o mundo ao redor. O objetivo central desta pesquisa é fornecer subsídios para que se compreenda como as reportagens de Veja e Time se valem de recursos biográficos dos personagens Luís Inácio Lula da Silva e Barack Obama, na cobertura do ano eleitoral, para uma valorização do indivíduo na teia do texto jornalístico, em sua dimensão verbal e visual. O cenário recortado para análise, que motiva o jornalismo a acionar a biografia, é a disputa presidencial no Brasil, em 2002, e nos Estados Unidos, em 2008. De modo geral, buscou-se elucidar os gestos do biográfico no jornalismo, a partir dos efeitos de sentido gerados pelos acionamentos (as relações de temporalidade, as memórias e os imaginários). Do ponto de vista teórico, apontamos uma noção de biografia, considerando seus atravessamentos conceituais e tangenciando com as percepções de autores que tratam das histórias de vida a partir das narrativas jornalísticas, destacando a dimensão de ingenuidade e ilusão imbuída na reconstrução biográfica. Também caracterizamos a "revista", refletimos sobre a singularidade do tempo eleitoral associada à noção de acontecimento jornalístico e traçamos algumas considerações sobre a visibilidade pública da imagem presidencial. Do ponto de vista metodológico, adotamos a semiótica, como uma chave de leitura e propomos uma forma de ler o texto impresso das revistas, a partir da perspectiva de texto verbo-visual defendida por Gonzalo Abril (2007), que considera três dimensões de análise: o nível visual, o nível do olhar e o nível da imagem. Estruturada nesta tríade, a análise revelou que a existência de uma dimensão biográfica percebida no texto jornalístico fica atrelada ao cenário em questão e aos acontecimentos que suscitam o debate sobre a singularidade da história de vida de determinados personagens. Além disso, os gestos textuais implementados pelas revistas revelaram duas possibilidades de uso dos elementos biográficos no texto jornalístico: a necessidade de conhecer, compreender e mergulhar no "novo" (como se caracterizou com Obama) e o reforço intencional de quadros de leitura previamente conhecidos (como ocorreu no caso de Lula).
Abstract: This research deals with how life stories are told by journalistic texts of newsmagazines. It is understood that the journalist who deals with the biographical elements in the report is not necessarily a biographer, but interchanges tensions and ways of "doing" the biographical. Despite not having the pretensions of the materialized narrative in the book, he has the intentions of the editorial line as a guide and the vectors of socio-political scenario and production context. The magazine, in its materiality, provides a reflection on the joints of the texts (titles, subtitles, news), images (photographs and several illustrations) colors and textures that adorn the events and reinforce the senses and symbologies about the world around. The central objective of this research is to provide subsidies to understand how the reports of Veja and Time rely biographical features of the characters Luis Inacio Lula da Silva and Barack Obama, during the coverage of the election year, for an appreciation of the individual on the journalistic text in its verbal and visual dimension. The cut scene for analysis, which motivates journalism to trigger the biography is the presidential election in Brazil in 2002, and the United States, in 2008. In general, it sought to elucidate the gestures of biographical journalism from the effects of meaning generated by what is actuated (relations of temporality, memories and imaginary). From a theoretical point of view, we discuss a notion of biography considering its conceptual crossings and tangentially with the perceptions of authors who deal with life stories from news stories, highlighting the dimension of ingenuity and imbued with delusion in the biographical reconstruction. Also feature the device "magazine", we reflect on the uniqueness of the electoral time associated with the notion of journalistic event and we draw some considerations on the public visibility of the presidential image. From a methodological point of view, we adopted semiotics, as a reading key and propose a way to read the printed text of magazines, from the verb-visual text perspective advocated by Gonzalo April (2007), which considers three dimensions of analysis : eye level, eye level and the level of the image. Structured in this triad, the analysis revealed that the existence of a biographical dimension seen in the journalistic text is linked to the setting in question and the events giving rise to the debate on the uniqueness of the life story of certain characters. In addition, textual gestures implemented by magazines revealed two uses of the biographic elements in the journalistic text: the need to know, understand and delve into the "new "(as featured with Obama) and intentional reinforcement previously known reading frames (as in the case of Lula).
Subject: Eleições
Comunicação
Jornalismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASBEXC
Issue Date: 29-Apr-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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